Atualidade

Pantanal e Amazônia estão ardendo em chamas

Pantanal e Amazônia, dois dos principais biomas brasileiros, responsáveis por abrigar e proteger grande parte da rica biodiversidade do país, estão sofrendo com grandes incêndios florestais nesse ano. A situação infelizmente pode piorar, já que estamos ainda no início da estação seca.

A temporada de furacões está quieta, mas isso deve mudar rapidamente

O primeiro mês oficial da temporada de furacões no Atlântico de 2020 acabou com quatro tempestades nomeadas. Não há certeza de que o mês de julho será um período ativo para o Atlântico, mas podemos ter uma ideia do que a atmosfera está tentando estabelecer para as próximas semanas.

O que é um ciclone bomba?

Nos últimos dias o termo ciclone bomba tomou os noticiários do Brasil. Mas essa não foi a primeira vez que um fenômeno desse tipo aconteceu e nem a primeira vez em que esse nome foi utilizado por meteorologistas do país. Entenda agora o que é um ciclone bomba.

Será que teremos uma La Niña em 2020?

Nas últimas semanas observamos um rápido resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, além disso, na atmosfera também observamos alterações, como uma intensificação dos ventos alísios. Com esse novo cenário no Pacífico Equatorial, será que teremos uma La Niña?

Plantar florestas 'artificiais' podem causar mais danos que benefícios

Em vez de beneficiar o meio ambiente, o plantio em larga escala de árvores pode fazer justamente o contrário, segundo dois novos estudos publicados recentemente. A ação pode ter efeitos negativos ao reduzir a biodiversidade e gerar pouco impacto nas emissões de carbono.

Brasil bate recorde mundial de maior relâmpago: 709 km de extensão

A natureza nos causa perplexidade em muitos momentos. A revelação mais recente das forças da natureza pertence à Organização Mundial de Meteorologia que indicou dois novos recordes no que diz respeito a descargas elétricas atmosféricas na América do Sul.

Nuvem de gafanhotos se aproxima de plantações no Brasil

Gafanhotos são considerados pragas potencialmente problemáticas, pois, em grandes grupos, podem consumir em um dia a quantidade de pasto equivalente a 2 mil vacas ou 350 mil pessoas. Além disso, se deslocam com facilidade seguindo as condições do tempo.

333 334 335 336 337