Omã: fortes tempestades provocam grandes inundações

O início desta semana foi marcado por condições climáticas adversas no sudeste da Península Arábica e, em particular, no Sultanato de Omã, onde ocorreram tempestades muito fortes.

Tempestades em regiões desérticas que compõem o Oriente Próximo são raras mas, quando acontecem, as consequências costumam ser impressionantes. E foi o que aconteceu no início desta semana, quase um ano após as tempestades fatais que já haviam atingindo Omã, devido ao efeito de um sistema de baixa pressão atmosférica. Isto desestabilizou a massa de ar e gerou uma forte instabilidade, resultando em tempestades locais violentas. Sua principal característica foi a forte chuva que levou a inundações repentinas em várias regiões.

A região de Al-Batina foi uma das mais afetadas por esse mau tempo, com enchentes provocadas pelo rápido aumento do nível das águas, mas também, pelas submersões marinhas. As equipes de resgate disseram ter resgatado diversas pessoas que estavam presas em seus veículos. De acordo com o último levantamento, não há vítimas. No entanto, os danos são significativos, com casas desabando parcialmente devido às rajadas de vento muito violentas. O fornecimento de energia elétrica também foi severamente interrompido.

Várias árvores foram arrancadas, edifícios que estavam em construção foram derrubados, além da estação de petróleo Al Maha, em Saham, também ter sido danificada pelos fortes ventos. Trabalhadores presos pela queda de destroços em canteiros de obras também tiveram que ser regatados. Além dessas violentas rajadas de vento e das fortes chuvas, as descargas elétricas associadas a esta tempestade foram particularmente fortes. Também foram relatadas quedas de granizo em alguns locais.

Omã, país localizado na parte sudeste da Península Arábica, tem um clima do tipo árido mas com uma variante tropical. Uma grande parte do sul do país é afetada pelas monções entre junho e setembro. Nos demais meses, o clima é extremamente seco, com chuvas raras e, com a ocorrência de apenas um dia com chuva, em média, por mês. Para os viajantes, é aconselhável visitar o país entre novembro e março, quando as temperaturas estão mais amenas, pois nos demais meses, elas ficam acima dos 40°C.