Drones sobrevoam deserto para tentar gerar chuva!

Podemos criar chuva no meio do deserto? Este é um dos principais objetivos da pesquisa que está sendo realizada nos Emirados Árabes. Como isto é possível? Te contamos aqui.

Drones que estimulam a chuva no deserto? Parece ficção científica mas, este experimento será realizado nos Emirados Árabes.

Novas tecnologias permitem experimentos que eram impensáveis até alguns anos atrás. Nas últimas semanas, um deles se tornou viral, relacionado à meteorologia, que tem como objetivo principal estimular as chuvas no deserto dos Emirados Árabes. Como isto é possível?

Semeadura de nuvens: uma solução para o problema de falta de chuva?

Nas últimas décadas, alguns países de clima seco ou com chuvas irregulares usaram pequenos aviões ou foguetes, que voam a uma baixa altitude, para lançar partículas sólidas nas nuvens que atuam como núcleos de condensação (sal ou iodeto de prata, principalmente), fato que é conhecido como semeadura de nuvens. Agora, os primeiros testes com drones estão sendo realizados.

Uma das principais pesquisas em andamento é liderada por cientistas da University of Reading (Reino Unido), embora os drones e parte dos equipamentos tenham sido projetados pelo Departamento de Engenharias Eletrônica e Elétrica de Bath, que já foram testados nas Ilhas Britânicas.

O Governo dos Emirados Árabes pagou cerca de um milhão e meio de euros aos pesquisadores de Reading e de Bath, para conseguir o aumento da precipitação anual na área, uma vez que ronda os 100 litros/m2 ao ano, acumulados muito semelhantes aos registrados em Morro Jable (Fuerteventura), considerado um dos lugares menos chuvosos da Espanha.

Como se produz chuva com drones?

No interior das nuvens existem cargas positivas e negativas. Do solo, o pessoal especializado conduzirá os drones, que possuem sensores de emissão de carga elétrica. Ao alterar o equilíbrio destas cargas, espera-se aumentar o tamanho das gotículas da nuvem para que cresçam até que, finalmente, precipitem na forma de chuva.

Ao alterar as cargas elétricas das nuvens, espera-se estimular a precipitação em algumas áreas dos Emirados Árabes Unidos. No entanto, o experimento será conduzido em um ambiente muito hostil.

O estresse hídrico é um dos principais problemas da Península Arábica, onde é esperada uma maior aridez e temperaturas mais elevadas nas próximas décadas, como consequência das mudanças climáticas atuais. No entanto, a operação destes drones em um meio tão hostil , com grandes quantidades de poeira e aerossóis no ar, é uma incógnita. Por este motivo, propõe-se seu uso em conjunto com as técnicas existentes para maximizar a eficiência da semeadura de nuvens.

Modificação do tempo, um tema polêmico e perigoso

Essas ações relacionadas à modificação local do tempo são, geralmente, controversas e levantam várias incógnitas. Por exemplo, se estimularmos a chuva em um local, nós a retiramos de outro lugar próximo? Que consequências isso pode ter para a atmosfera? Como isto afetará os pássaros se o céu estiver cheio de drones? A semeadura de nuvens realmente funciona? Entramos em um campo desconhecido ao fazermos experiências com nossa atmosfera, sobre a qual muitas coisas ainda são desconhecidas.