Tempestades com granizo causam danos de milhões de dólares nos EUA

As supercélulas que surgiram recentemente em Oklahoma, Estados Unidos, têm causado chuvas consideráveis acompanhadas por granizos gigantescos e, já deixaram prejuízos de bilhões de dólares.

Tempestades severas causaram danos e inundações significativas no centro de Oklahoma. Muitos moradores de Norman acordaram na quinta-feira, 29 de abril, com a notícia de que carros e janelas foram danificados devido à precipitação na forma de granizo com tamanho de bolas de beisebol, que atingiu a região.

Este evento fez parte de um grande sistema que trouxe consigo clima severo e chuvas intensas na maior parte das planícies do centro e do sul do Estado. Além do gelo, as tempestades também produziram ventos muito fortes que causaram danos, além da possibilidade de ocorrência de tornados.

Prejuízos de centenas de milhões de dólares

Estima-se que a tempestade com granizo tenha causado danos de centenas de milhões de dólares à comunidade, além de ser considerada uma das tempestades mais caras na história de Oklahoma. Além disto, as inundações também preocupam a região; danos foram relatados no condado de Grady, na área de Amber e Pocasset.

Calçadas em áreas residenciais foram encontradas cheias de vidros, bem em algumas concessionárias de automóveis onde os veículos foram danificados. Um vizinho disse que “todos estavam em pânico e então o granizo começou a cair, começamos a ouvi-lo muito alto. Observei que algumas pessoas ficaram feridas pelas pedras de gelo, e outras pelos cacos de vidros”.

youtube video id=y6LoQk8K2KQ