Atualidade

Forte terremoto de magnitude 7.8 atinge o Alasca

Na noite de terça-feira (21), hora local, cidades do sul e da península do Alasca foram atingidas por um terremoto de magnitude 7.8. O forte abalo sísmico ocorrido no Oceano Pacífico fez com que um alerta de tsunami fosse emitido na região.

Invasão de aranhas no Ártico

As aranhas-lobo estão passando por um boom demográfico sem precedentes. As temperaturas mais quentes e as primaveras mais longas do Ártico criam um ambiente propício, não apenas para o nascimento desses artrópodes, mas também para que fiquem cada vez maiores.

Nova nuvem de gafanhotos ameaça Sul do Brasil

Novas nuvens de gafanhotos foram identificadas no Paraguai e Argentina nos últimos dias, semelhantes àquela que se formou na Argentina no final de junho. Dessa vez, as condições do tempo sobre a região Sul poderão favorecer a chegada desses insetos ao Brasil!

CO2 na atmosfera da Terra se aproxima dos níveis de 15 milhões de anos

De acordo com um estudo, a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera da Terra está se aproximando de um nível não visto em 15 milhões de anos e talvez nunca antes experimentado por um hominídeos. Em cinco anos o CO2 atmosférico poderá passar 427 partes por milhão.

Ilha vulcânica japonesa volta a crescer

A ilha vulcânica desabitada de Nishinoshima fica a quase 1.000 km ao sul do Japão e cresce a uma velocidade espantosa desde meados de Junho. Em poucos dias, 150 metros foram adicionados às regiões costeiras.

Temperatura média global continuará aumentando nos próximos 5 anos

Novas projeções climáticas divulgadas pela OMM indicam que provavelmente em cada um dos próximos 5 anos registraremos temperaturas médias anuais pelo menos 1°C acima dos níveis pré-industriais. Ainda existe uma probabilidade de 20% desse aquecimento ser superior a 1.5°C!

Por que a neve ficou rosa numa geleira dos alpes italianos?

Uma geleira na Itália está ficando com uma coloração rosa devido a presença de algas, um fenômeno chamado de neve rosa ou neve de melancia. Apesar de ser algo natural, essa mudança na coloração poderá acelerar o derretimento de neve.

Ondas de calor estão mais duradouras desde a década de 1950

Um estudo publicado recentemente na renomada revista Nature mostra que as ondas de calor estão mais intensas, frequentes e duradouras. Partes do Brasil estão dentro desses resultados encontrados pelos autores. Veja agora o resumo do que eles encontraram com essa pesquisa.

332 333 334 335 336