Na noite de terça-feira (21), hora local, cidades do sul e da península do Alasca foram atingidas por um terremoto de magnitude 7.8. O forte abalo sísmico ocorrido no Oceano Pacífico fez com que um alerta de tsunami fosse emitido na região.
Na noite de terça-feira (21), hora local, cidades do sul e da península do Alasca foram atingidas por um terremoto de magnitude 7.8. O forte abalo sísmico ocorrido no Oceano Pacífico fez com que um alerta de tsunami fosse emitido na região.
As fortes chuvas de monções continuam causando inundações devastadoras e fatais em partes da Índia, Nepal e Bangladesh. Além de pessoas, o evento extremo ameaça também os animais dessas regiões.
As aranhas-lobo estão passando por um boom demográfico sem precedentes. As temperaturas mais quentes e as primaveras mais longas do Ártico criam um ambiente propício, não apenas para o nascimento desses artrópodes, mas também para que fiquem cada vez maiores.
Novas nuvens de gafanhotos foram identificadas no Paraguai e Argentina nos últimos dias, semelhantes àquela que se formou na Argentina no final de junho. Dessa vez, as condições do tempo sobre a região Sul poderão favorecer a chegada desses insetos ao Brasil!
Granizo do tamanho de bolas de golfe as regiões da Argentina de Santa Clara del Mar e do norte do Mar del Plata. O fenômeno foi alertado horas antes pelo Serviço Nacional de Meteorologia. Não houve feridos, mas muito danos materiais.
De acordo com um estudo, a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera da Terra está se aproximando de um nível não visto em 15 milhões de anos e talvez nunca antes experimentado por um hominídeos. Em cinco anos o CO2 atmosférico poderá passar 427 partes por milhão.
A ilha vulcânica desabitada de Nishinoshima fica a quase 1.000 km ao sul do Japão e cresce a uma velocidade espantosa desde meados de Junho. Em poucos dias, 150 metros foram adicionados às regiões costeiras.
Novas projeções climáticas divulgadas pela OMM indicam que provavelmente em cada um dos próximos 5 anos registraremos temperaturas médias anuais pelo menos 1°C acima dos níveis pré-industriais. Ainda existe uma probabilidade de 20% desse aquecimento ser superior a 1.5°C!
Uma geleira na Itália está ficando com uma coloração rosa devido a presença de algas, um fenômeno chamado de neve rosa ou neve de melancia. Apesar de ser algo natural, essa mudança na coloração poderá acelerar o derretimento de neve.
Quais foram as causas? Como isso está relacionado ao clima dos trópicos? Que segredos a Península Antártica guarda? Todas as respostas ao aquecimento estão aqui.
Um estudo publicado recentemente na renomada revista Nature mostra que as ondas de calor estão mais intensas, frequentes e duradouras. Partes do Brasil estão dentro desses resultados encontrados pelos autores. Veja agora o resumo do que eles encontraram com essa pesquisa.
Em um projeto de cooperação internacional, pesquisadores de comportamento animal do instituto da Alemanha investigaram se vacas, ovelhas e cães podem realmente detectar os primeiros sinais de terremotos.