Mudança de padrão começou e chuvas passaram a se concentrar mais no centro-norte do Brasil, com risco de tempestades para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e até mesmo no Nordeste.
Mudança de padrão começou e chuvas passaram a se concentrar mais no centro-norte do Brasil, com risco de tempestades para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e até mesmo no Nordeste.
Um estudo recente identificou que todo o Hemisfério Norte sofreu uma deterioração da qualidade do ar, como resultado dos incêndios florestais recordes que ocorreram no Canadá este ano.
Um passo mais próximo da colonização de Marte: um robô de inteligência artificial conseguiu criar oxigênio a partir de pedaços de meteoritos vindos do planeta vermelho. Contamos mais aqui!
Um novo estudo identificou que as recentes fumaças de queimadas vindas da Amazônia e do Pantanal aumentaram em mais de 1000% a concentração de gás carbônico na região da Grande São Paulo.
A atuação de sistemas de precipitação na Região Sul combinada com as temperaturas elevadas traz um elevado potencial de chuvas intensas e de tempestades severas. INMET já emitiu avisos. Confira os detalhes da previsão.
Um novo estudo identificou um recuo acelerado das geleiras periféricas em toda a Groenlândia no século 21, o dobro do registrado no século 20, indicando uma transição para um novo e rápido estado de degradação.
Um novo episódio extremo de precipitação ameaça a Região Sul nos próximos dias. Tempestade severas e chuvas intensas começam neste fim de semana e se estendem até o início da próxima semana. Os acumulados podem chegar aos 300 mm!
Os alimentos ultraprocessados são produtos nutricionalmente desbalanceados que contêm alto teor de gorduras, açúcares e de sódio, e são responsáveis por mais de 50 mil mortes por ano no Brasil. Saiba mais aqui.
Novo buraco negro descoberto por astrônomos da NASA já vem quebrando recordes: é o mais distante já visto em raios-X e está em uma fase inicial de crescimento nunca antes observada.
Um período mais seco e quente se estabelece nos próximos dias em boa parte do Brasil, com chuvas na Região Sul e no oeste do país. As temperaturas podem ficar em torno dos 40°C em várias localidades.
O tempo firme continua na próxima semana em boa parte do centro-sul do Brasil, sem alertas para os riscos de eventos extremos. No entanto, a partir da quarta-feira, o tempo volta a ficar instável em parte da Região Sul.
Um novo estudo observou que o Hemisfério Sul está secando lentamente, e que especialmente o fenômeno El Niño pode ser o responsável por isso. Como isso afeta o nosso planeta? Descubra aqui.
Neste fim de semana uma massa de ar frio baixa as temperaturas em parte do centro-sul do Brasil, trazendo um cenário contrastante ao observado nas últimas semanas nas regiões Sul e Sudeste.
A sonda Juno da NASA trouxe novas informações sobre a química da superfície de Ganimedes, a maior lua de Júpiter. As evidências indicam que, possivelmente, a lua possui um oceano salgado no seu subsolo.
Uma pesquisa recente, com participação de cientistas brasileiros, revelou que o desmatamento na região Amazônica causa um forte aquecimento regional, em locais com até 100 km de distância.
De acordo com uma nova pesquisa, o ‘ciclo do sal’ natural em escala global está sendo afetado pelo ser humano, o que poderá representar uma “ameaça existencial” se as tendências atuais continuarem.
Novo estudo descreve embriões de camundongo que foram cultivados com sucesso pela primeira vez na Estação Espacial Internacional. O objetivo do projeto é compreender melhor o potencial da reprodução humana no espaço.
Em uma exploração inédita por um robô subaquático, foi revelado um novo padrão de circulação das águas no fundo do oceano, sob uma plataforma de gelo na Antártica, além de diversas formações de gelo moldadas pelas temperaturas.
Há anos que ecologistas vêm tentando entender porque existe uma abundância de espécies animais em alguns locais e escassez em outros. Agora, um estudo recente identificou os fatores responsáveis por isso.
Os ratos mumificados foram encontrados nos topos frios e ventosos de vulcões de Puna de Atacama, região central dos Andes. Acredita-se que eles chegaram lá sozinhos, o que aumenta os limites fisiológicos dos vertebrados.