Inédito: embriões de camundongos são cultivados no espaço pela primeira vez!

Novo estudo descreve embriões de camundongo que foram cultivados com sucesso pela primeira vez na Estação Espacial Internacional. O objetivo do projeto é compreender melhor o potencial da reprodução humana no espaço.

ISS
Pesquisadores japoneses conseguem cultivar embriões de camundongos no espaço pela primeira vez.

Em um estudo, publicado recentemente na revista iScience, pesquisadores japoneses descrevem a conquista inédita de embriões de camundongos cultivados e desenvolvidos normalmente na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O objetivo do projeto era um melhor e mais aprofundado entendimento sobre o potencial de uma reprodução humana no espaço.

Como os embriões foram cultivados no espaço?

Os pesquisadores japoneses, incluindo uma equipe da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), enviaram embriões em estágio inicial congelados de camundongos a bordo de um foguete SpaceX para a ISS em agosto de 2021. Então, os astronautas a bordo da ISS descongelaram os embriões usando um dispositivo especial projetado para esse fim e os cultivaram na estação durante quatro dias, antes de preservá-los quimicamente e enviá-los de volta à Terra.

Blastocistos de camundongos que foram desenvolvidos sob microgravidade na ISS. Fonte: Wakayama et al., 2023.

“Os embriões cultivados em condições de microgravidade desenvolveram-se normalmente em blastocistos, células que se desenvolvem no feto e na placenta”, afirmaram os pesquisadores. Depois de analisarem os blastocistos que foram enviados de volta aos seus laboratórios, eles disseram que o experimento “demonstrou claramente que a gravidade não teve efeito significativo, e não houve mudanças significativas nas condições do DNA e dos genes”.

Os resultados foram promissores; o desenvolvimento estrutural ocorreu normalmente, com uma correta diferenciação celular, e essa descoberta desafia suposições anteriores de que a microgravidade poderia dificultar a separação de células nos embriões.

Quais os planos futuros desse experimento?

Segundo os autores, este estudo é o primeiro que mostra que os mamíferos podem ser capazes de se reproduzir e prosperar no espaço. E é o primeiro experimento do mundo que cultivou embriões de mamíferos (camundongos) em estágio inicial sob a completa microgravidade da ISS.

Mas, embora o estudo tenha sido bem-sucedido, ainda não se sabe se camundongos ou bebês humanos a termo poderiam ser gerados sob condições de microgravidade. Por isso, pesquisas adicionais são necessárias para avaliar os efeitos a longo prazo da radiação espacial e da microgravidade no desenvolvimento embrionário.

Com base em nossos resultados, talvez a reprodução espacial de mamíferos seja possível, embora possa ser um pouco afetada. Infelizmente, o número de blastocistos obtidos do experimento na ISS não foi abundante; e não conseguimos confirmar o impacto na prole porque não produzimos descendentes a partir de embriões desenvolvidos no espaço.

E os cientistas dizem ainda que, no futuro, será necessário transplantar esses blastocistos que foram cultivados na ISS em ratos (fêmeas) aqui na Terra para ver se eles conseguem dar à luz filhotes saudáveis, para confirmar que os blastocistos são normais. Além disso, eles buscam explorar a possibilidade de criar embriões por meio da fertilização in vitro (FIV) usando espermatozoides e óvulos de camundongo no espaço.

Vamos aguardar os próximos passos que serão dados para futuras missões de exploração e colonização espacial...