Astrofísicos da Universidade de Princeton, EUA, reformularam o mapa plano da Terra, com uma projeção menos distorcida e “radicalmente diferente” de ver o mundo. Veja aqui.
Astrofísicos da Universidade de Princeton, EUA, reformularam o mapa plano da Terra, com uma projeção menos distorcida e “radicalmente diferente” de ver o mundo. Veja aqui.
Uma intensa massa de ar quente que atua sobre a Argentina e parte do Paraguai consegue se expandir e influenciar parte do centro-sul do Brasil na próxima semana. O que mostra as previsões mais recentes?
O padrão de chuvas mudou neste mês de janeiro, apresentando uma considerável redução das chuvas na Região Sul. Será que em fevereiro as chuvas vão voltar a se regularizar? Há risco de eventos extremos? Saiba aqui.
Com o enfraquecimento e fim da ZCAS, o potencial de chuvas diminui, mas as instabilidades conseguem provocar chuvas intensa e tempestades no Centro-Oeste e no Sudeste. Confira os alertas.
Com a desconfiguração da ZCAS, os ventos de leste não influenciam mais as condições meteorológicas na Região Sul. As chuvas diminuem e as temperaturas voltam a subir nos três estados. Confira os detalhes da previsão.
Um estudo realizado pela Fiocruz indicou que os rios de cor escura na Amazônia favorecem a proliferação do mosquito Anopheles darlingi, transmissor da doença malária. Saiba mais aqui.
A partir do fim do dia desta terça-feira (16), instabilidades avançam pela Região Sul. Há alerta de chuvas intensas e riscos e tempo severo no Rio Grande do Sul, que se estendem para os demais estados na quarta-feira (17).
Com os sistemas atuando no Sul do Brasil, as chuvas reduzem no Sudeste, diminuindo os riscos de tempestades severas e de chuvas volumosas. No entanto, o calor volta aumenta. Pancadas isoladas e tempestades pontuais ainda podem ocorrer.
Cavados e uma frente fria se formam nos próximos dias sobre a Região Sul. Os sistemas contribuem para chuvas intensas, tempestades e acumulados de quase 200 mm até a quarta-feira. INMET emitiu avisos de “Risco Moderado” de tempestades.
Um número pode significar muita coisa, dependendo do que se está analisando. Na ciência climática, o limiar de 1,5°C representa o aquecimento global da superfície de 1,5°C acima das temperaturas pré-industriais. Mas você sabe o porquê desse valor?
As auroras se formam a partir de partículas carregadas emitidas por uma estrela, porém, neste caso, não existe nenhuma fonte próxima à anã marrom isolada, e isso está intrigando os cientistas.
Um novo estudo, publicado na Nature Communications, projeta que as águas do oceano Antártico podem ficar duas vezes mais ácidas até o final deste século. Saiba mais aqui conosco.
O serviço europeu Copernicus acaba de confirmar que 2023 é o ano mais quente já registrado na história da Terra, com anomalias de temperaturas globais próximas do limite de +1,5°C.
Nosso planeta é lar de muitas paisagens naturais deslumbrantes, algumas tão extensas que podem ser claramente identificadas do espaço. Conheça aqui alguns desses lugares vistos de lá de cima.
A pesquisa apontou que fatores como acidez e a temperatura da água interferem na transmissão do ruído subaquático, e isso traz um impacto negativo para a vida marinha. Saiba mais aqui.
Estudo analisou amostras de gelo do Ártico e identificou a presença de componentes químicos que são normalmente encontrados em protetores solares e em outros produtos de higiene pessoal.
Chuvas intensas e tempestades deixam em alerta boa parte do centro-norte do Brasil nesta primeira semana de janeiro. Mais da metade do volume esperado para o mês pode acumular até o fim da semana!
Uma nova massa de ar frio vai atuar na Região Sul e proporcionar uma nova queda das temperaturas no Sul do Brasil. Além disso, chuvas de até forte intensidade deixam alertas para o leste da região.
Uma intensa mudança de padrão acontece neste fim de ano e irá impactar fortemente o centro-norte do Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde os acumulados podem chegar aos 300 mm.
Um terremoto atingiu a China na noite da segunda-feira (18), deixando um rastro de destruição. O número de mortos passa de 100 e são vários os feridos. Equipes de resgate correm contra o tempo para resgatar pessoas dos escombros.