Tempestade histórica cria cenário caótico e surreal em Dubai, causando grandes transtornos!

Em menos de 24 horas a riquíssima cidade de Dubai sofreu diversos transtornos devido às chuvas volumosas e intensas rajadas de vento. Toda a cidade foi atingida, o que acabou gerando diversos alagamentos e até a interrupção de voos.

Tempestade Dubai
Uma poderosa tempestade foi responsável por um acumulado histórico de precipitação nos Emirados Árabes Unidos, causando muito caos e transtornos. Imagens: Divulgação/ Redes Sociais.

Nos Emirados Árabes Unidos, a terça-feira (16) foi marcada por fortes tempestades, acompanhadas de ventos intensos e chuvas extremamente volumosas, num país que não está habituado a esse tipo de padrão meteorológico.

A chuva se iniciou durante a madrugada e seguiu se intensificando em todo o país pela manhã. Até o momento foram registrados mais de 120 mm em Dubai! Esse acumulado representa quase que 30% a mais de todo o acumulado esperado para o ano na cidade.

Em 24 horas choveu cerca de 120 mm em Dubai, uma cidade que espera apenas 7 mm de chuva acumulada no mês de abril e cerca de 90 mm no ano! O resultado: muito caos e prejuízos!

De acordo com o Centro Nacional de Meteorologia (NCM, sigla em inglês), ainda são esperadas mais chuvas na noite desta terça e a previsão indica que as chuvas poderão se estender até a manhã de quarta-feira (17). Portanto esse acumulado poderá ser ainda maior!

A Autoridade de Transporte Rodoviário (RTA, sigla em inglês) dos Emirados Árabes Unidos alertou a população sobre os diversos alagamentos que estão ocorrendo no país, que deixou diversos carros destruídos e obstruindo vias importantes. Por conta disso, foi recomendado que a população evite sair de casa e, se necessário, que utilize o metrô como alternativa.

O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), um dos maiores e mais importantes do Oriente Médio, precisou ter suas atividades paralisadas completamente, com diversos voos sendo cancelados e/ou adiados. Registros impressionantes durante a tempestade mostram aviões andando em pistas alagadas e lutando contra os fortes ventos.

Outros vídeos e imagens da cidade de Dubai mostram que os intensos ventos chegaram a carregar cadeiras das sacadas de prédios e diversos carros de luxo ficaram presos em enchentes nas ruas da cidade.

A chuva é incomum nos Emirados Árabes Unidos, um país árido da Península Arábica, mas ocorre periodicamente durante os meses mais frios do inverno. Por isso, muitas estradas e outras áreas carecem de drenagem devido à falta de chuvas regulares, causando inundações como foi no caso de hoje.

Seria a semeadura de nuvens responsável pela tempestade?

Havia rumores de que essa chuva ocorreu por conta da semeadura de nuvens, pois os Emirados Árabes Unidos costumam realizar esse processo para aumentar os acumulados das chuvas no país. De acordo com Omar Alyazeedi, vice-diretor do NCM, são realizadas aproximadamente 300 missões de semeadura de nuvens anualmente.

A semeadura de nuvens é uma das técnicas utilizadas para impulsionar a formação e o crescimento de partículas de precipitação nas nuvens, aumentando assim as chuvas. Ela é realizada colocando pequenas partículas dentro das nuvens, que ajudam as gotas de água a se unirem e caírem em forma de chuva.

Porém, ao analisar os campos sinóticos no período da tempestade, vemos que a chuva ocorreu por conta da combinação de uma intensa baixa pressão e uma convergência dos ventos úmidos vindo do golfo Persa, ou seja, nesse caso o cenário meteorológico foi o principal responsável pelas chuvas volumosas, mas existe a possibilidade da semeadura de nuvens ter potencializado essa chuva.