Nova onda de calor está em formação no Brasil! Qual será a sua duração e quais regiões do país vai atingir?

As previsões mais recentes indicam que o Brasil enfrentará uma nova onda de calor a partir dos próximos dias. Muitas cidades do Centro-Oeste e Sudeste registrarão vários dias consecutivos de temperaturas máximas bem acima dos 30°C!

Onda de calor Brasil
Nova onda de calor deverá assolar partes do Centro-Sul do Brasil entre o final de abril e início de maio.

Conforme noticiamos em um artigo anterior, as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil terão uma semana de tempo predominantemente seco e quente, com uma ligeira queda das temperaturas apenas no leste do Sudeste na quinta-feira (25). Agora, as rodadas mais recentes dos modelos indicam que esse calor deverá continuar, inclusive se intensificar e causar uma nova onda de calor na próxima semana!

Onda de calor: é estabelecida quando as temperaturas se mantêm bem mais altas que o normal sobre uma mesma região por pelo menos 5 dias consecutivos. Esse será o cenário de grande parte do Centro-Sul do Brasil a partir do final dessa semana até a primeira semana de maio!

A partir desta quinta (25), à medida que a frente fria se afasta para o oceano, um padrão de alta pressão começará a se intensificar sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, consequentemente diminuindo a formação de nebulosidade e chuvas, além de contribuir para o aumento das temperaturas. O Centro-Oeste será a região mais afetada por esse sistema de alta pressão, com as temperaturas máximas passando dos 32ºC já na tarde de quinta.

De acordo com o modelo do ECMWF, essa alta pressão em médios níveis da atmosfera deverá continuar a se intensificar até o final de semana e sua área de atuação deverá se expandir, fazendo com que a região Sul também sofra com as altas temperaturas e o tempo mais seco, principalmente no oeste dos estados do Paraná e Santa Catarina. Na sexta-feira (26) a previsão é que as temperaturas máximas ultrapassem os 31ºC em cidades como Maringá e em Londrina.

O calor irá se intensificar no final de semana!

No sábado (27), além da alta pressão, ventos mais quentes e secos vindo de norte se intensificarão sobre os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Esse tipo de circulação deverá elevar ainda mais as temperaturas, resultando em temperaturas até 10°C acima do normal em cidades como São Paulo, Criciúma, Bauru, Dourado e Porto Alegre.

Previsão de temperatura máxima no próximo sábado (27).

Essa massa de ar quente continuará persistindo também no domingo (28), mas ficará mais intensa e restrita às regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde quase todas as cidades deverão registrar temperaturas máximas acima dos 30ºC. No Sul, as altas temperaturas ficarão mais restritas somente ao noroeste do Paraná.

Previsão da anomlaia da temperatura máxima no próximo sábado (27).

O restante do Sul deverá registrar uma nova virada no tempo ainda no domingo, com a formação de uma baixa pressão e uma nova frente fria. Com isso, as temperaturas ficarão mais amenas, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Onda de calor se mantém no início de maio para o Sudeste e Centro-Oeste

Enquanto o Sul experimenta mais uma alívio do calor, mesmo que passageiro, o Sudeste e Centro-Oeste seguirão sem trégua do calor. A partir de segunda-feira (29) as temperaturas deverão aumentar ainda mais nessas regiões, com as temperaturas máximas bem acima dos 30°C em todos os dias da próxima semana em grande partes dessas regiões, configurando então um período de dias consecutivos de calor acima do normal, o que configura uma onda de calor.

Previsão de anomalia média semanal de temperatura para as semanas dos dias 29 de abril a 06 de maio (a esquerda) e 06 a 13 de maio (a direita). Fonte: ECMWF.

De acordo com o modelo estendido do ECMWF, as temperaturas médias deverão ficar de 3 a 6°C acima da média durante essa onda de calor, principalmente no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além da porção norte da região Sul. Essas condições deverão persistir até pelo menos o dia 06 de maio.

O modelo ECMWF prevê uma diminuição de intensidade das anomalias de temperatura para a semana dos dias 06 a 13 de maio, com as anomalias mais intensas ficando restritas a uma área entre o sul do Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, sudoeste de Minas Gerias e norte do Paraná, indicando uma enfraquecimento dessa onda de calor. Porém, no geral, as temperaturas continuarão acima da média em todo o Centro-Sul do país. Seguiremos atentos às atualizações das previsões!