Modelo de confiança da Meteored prevê frio mais intenso na região Sudeste nas próximas semanas!

Abril começou com a promessa de dias mais frios no Centro-Sul do Brasil. Inclusive, as recentes rodadas do modelo ECMWF apontam que uma massa de ar frio em meados do mês poderá ocasionar temperaturas abaixo da média!

Previsão de frio no Brasil em abril
As massas de ar frio que chegarão ao Brasil nas próximas semanas de abril poderão provocar as primeiras geadas do ano em diversas regiões.

O mês de abril começou com a promessa de dias mais frios para partes do Brasil, principalmente na região Sul, mas também para os estados do Sudeste! Conforme temos noticiado recentemente, as previsões dos modelos passaram a indicar o avanço de frentes frias que trarão massas de ar mais frio para o Brasil nas próximas semanas, dando início a quebra do padrão de calor e altas temperaturas que tem predominado no país até então.

Previsão de fases da Oscilação Antártica para os próximos dias de acordo com o modelo GEFS. Imagem: CPC/ NOAA.

A primeira massa de ar mais frio deverá chegar ao Brasil no próximo final de semana, entre os dias 06 e 07 de abril. Porém, a atuação dessa primeira massa de ar frio será mais restrita à região Sul do Brasil e também não será duradoura, com as temperaturas se elevando já no início da próxima semana. Entretanto, esse primeiro evento de frio poderá colocar as temperaturas mínimas abaixo de 5ºC em partes das regiões mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, o que acende o alerta de potencial geadas, mais fracas, nessas regiões.

a segunda massa de ar frio do mês promete ser mais intensa e terá um maior avanço pelo país. Provavelmente essa massa de ar frio terá maior potencial de atuação no Brasil devido a previsão de tendência negativa da Oscilação Atmosférica, prevista pelo modelo GEFS, que agora está em sua fase positiva, limitando o avanço para norte das frentes frias, porém, a previsão para o meio do mês é uma possível transição para a fase negativa, o que contribuirá para o maior avanço das frentes frias e, consequentemente, das massas de ar frio.

Previsão de temperatura a 2 metros e ventos 30 metros (a esquerda) e acumulado de chuvas em 6 horas com Pressão ao Nível Médio do Mar (a direita) para o dia 11 de abril as 00UTC, a frente fria está destacada com uma linha preta e a alta pós frontal com a letra “A”. Imagem: ECMWF.

Essa segunda massa de ar frio deverá chegar no final da segunda semana do mês, a partir do dia 10 de abril, começando pelo Sul do Brasil, região do Brasil onde as temperaturas deverão despencar primeiro. Com o passar dos dias a frente irá se deslocar para norte, deixando o ar frio no Sul e carregando chuvas para o Sudeste. Após a passagem das chuvas e nebulosidade da frente, a alta pós frontal se aproximará da região Sudeste, por volta dos dias 14 e 15 de abril, finalmente trazendo o frio mais intenso de volta à região!

Massa de ar frio promete derrubar as temperaturas na região Sudeste

O modelo de confiança da Meteored, o modelo do ECMWF, em suas novas atualizações já começou a indicar os sinais de avanço dessa frente fria e de sua massa de ar frio associada nos campos de anomalias de temperatura previstas para a segunda e terceira semanas de abril.

A segunda massa de ar frio que chegará no Brasil por volta do dia 15 de abril será responsável por um frio mais intenso e abrangente no Centro-Sul do Brasil, atingindo partes do Sudeste e Centro-Oeste.

Na semana dos dias 08 a 15 de abril a massa de ar frio associada a essa frente será mais intensa sobre a região Sul do Brasil, principalmente sobre o Rio Grande do Sul, onde são previstas temperaturas abaixo da média, enquanto os estados de Santa Catarina e Paraná registrarão temperaturas próximas a média. Para algumas cidades gaúchas o modelo ECMWF prevê temperaturas máximas de 15°C e mínimas próximas de 10°C entre os dias 12 e 14 de abril, como nas cidades de Gramado e Canela.

Previsão das anomalias de temperatura para as semanas de 8 a 15 e 15 a 22 de abril de 2024. Fonte: ECMWF.

Na semana entre os dias 15 a 22 de abril a frente fria já terá avançado sobre todos os estados do Sul e Sudeste e a massa de ar frio estará atuando sobre todo o Centro-Sul do Brasil, provocando anomalias negativas de temperatura nos estados de Santa Catarina, Paraná, leste do Mato Grosso do Sul, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais, algo que não víamos nas previsões há muito tempo.

Essa massa de ar frio poderá provocar as primeiras geadas fracas do ano nas regiões da Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Porém, temos que ficar atentos às atualizações das rodadas dos modelos para vermos se essa previsão se mantém. Para conferir essas atualizações, acompanhe as notícias de previsão do tempo da Meteored Brasil.