O incêndio, iniciado neste domingo, já havia consumido pelo menos 60% do parque no início desta segunda-feira (23) e causou uma “chuva de cinzas” em toda a região metropolitana de São Paulo.
O incêndio, iniciado neste domingo, já havia consumido pelo menos 60% do parque no início desta segunda-feira (23) e causou uma “chuva de cinzas” em toda a região metropolitana de São Paulo.
Previsões indicam que a onda de calor que atinge o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil persistirá por mais uma semana, trazendo temperaturas altas que podem chegar a 40°C ou mais em estados como Mato Grosso, Goiás e Tocantins.
Conforme a onda de calor avança pela Europa, novos recordes de temperatura máxima são registrados na Espanha, onde a temperatura atingiu valores altíssimos de 47,4 °C na província de Montoro. Madrid e Córdoba também registram máximas históricas.
Uma onda de calor histórica está atingindo a Europa e seus arredores, causando recordes de temperatura máxima e um pico no número de focos de incêndios florestais. O fenômeno está devastando regiões que vão desde o mediterrâneo até o norte da África.
Estações meteorológicas italianas registraram uma temperatura de 48.8°C, quebrando todos os recordes anteriores e se tornando a maior temperatura já registrada em toda a história da Europa.
Cientistas estudam mudanças no genoma da planta do gênero Welwitschia que deram a ela a capacidade de sobreviver por milhares de anos no meio do deserto, enfrentando falta de água e calor excessivo.
A onda de frio que está passando pelo país já causou neve e geada em vários estados e fez as temperaturas mínimas despencarem no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A friagem será sentida em boa parte do Norte e até mesmo Nordeste, uma região que geralmente é pouco afetada por fenômenos do tipo.
Temperaturas caem bruscamente em todo o Sul e Sudeste ao longo desta semana, atingindo valores negativos. Haverá formação de neve no Sul, geada em parte do Sudeste e Centro-Oeste e até mesmo chuva congelante.
Pode parecer estranho, mas a escassez de areia nos setores de tecnologia e especialmente construção tem alimentado um novo mercado ilegal batizado de “Máfia da Areia” - E parte da solução está partindo da reciclagem de resíduos plásticos.
Em apenas quatro horas, diversos tremores de terra foram sentidos em Pancas, no Espírito Santo. A região tem registrado alta atividade sísmica nos últimos meses e moradores assustados estão se mudando para outros lugares.
O tempo continua esquentando ao longo dos próximos dias, com máximas chegando a valores próximos de 30 ºC, mas uma frente fria no final da semana deve causar uma queda brusca de temperaturas.
Um cargueiro russo entregou o equipamento de gravação cinematográfica à Estação Espacial Internacional (ISS) semana passada. Há planos para levar atores e diretores ainda este ano.
Nos últimos dias, vazamentos de informações revelaram segredos climáticos críticos do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), dos lobistas da ExxonMobil e também do gasoduto que explodiu no Golfo do México.
Será que a tendência de comercializar NFTs baseados em dados científicos se tornará um meio de financiar a pesquisa e moldar o futuro da ciência? Ou será que tudo não passa de uma bolha de mercado e um desastre ambiental?
Uma massa de ar frio avança pelo Brasil, causando neve em Santa Catarina, geadas em todos os Estados do Sul e friagem que será sentida na maior parte do país, inclusive parte do Norte e Nordeste.
Uma pedra de granizo que caiu no Texas em abril foi confirmada como a maior já registrada na história do estado. A pedra pesava mais de meio quilo.
Um escurecimento inesperado da massiva estrela Betelgeuse, ocorrido no início da pandemia, fez com que cientistas acreditassem que ela estava prestes a explodir em um fenômeno chamado de Supernova - Mas a razão da mudança foi outra.
Cientistas pesquisam um grande aumento de registros de sangue glacial, fenômeno formado por algas que colorem a neve de vermelho, e sua possível conexão com as mudanças climáticas e o aquecimento global.
O tempo permanece frio e seco durante esta semana no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Há possibilidade de geadas intensas no Rio Grande do Sul, e as chuvas retornam somente no fim de semana.
Com a redução do orçamento e atraso de pagamento das verbas do governo federal, INPE se encontra em situação crítica e deverá desligar o supercomputador Tupã até Agosto, interrompendo pesquisas espaciais e serviços climáticos.