Dia meteorológico mundial: descubra as principais conquistas dessa ciência!

Neste dia 23 de março é comemorado o dia meteorológico mundial. Relembre as principais conquistas e inovações tecnológicas da meteorologia e descubra o que nos aguarda no futuro.

dia meteorológico mundial
23 de março é o dia meteorológico mundial. Relembre suas principais conquistas e inovações tecnológicas e descubra o que nos aguarda no futuro.

Vivemos em um planeta interconectado. Fronteiras nacionais e políticas não existem para a atmosfera e os oceanos. Essa é a filosofia que tem impulsionado o trabalho da comunidade meteorológica mundial desde 1873, quando a poluição proveniente de atividades industriais humanas ainda estava apenas começando a ser emitida.

Estes 150 anos de evolução resultaram em tecnologias que hoje são essenciais para nosso dia-a-dia - coisas que, nos tempos atuais, até parecem triviais. Neste dia meteorológico mundial, vamos relembrar conquistas e descobrir o que nos aguarda no futuro das ciências atmosféricas.

A meteorologia foi uma necessidade da marinha

A previsão do tempo teve origem na marinha. O tenente Matthew Fontaine Maury e o almirante FitzRoy foram forças motrizes dessa ciência, enviando alertas de tempestade para marinheiros na costa do Reino Unido já em 1860.

A meteorologia foi uma necessidade da marinha
O tenente Matthew Fontaine Maury e o almirante FitzRoy foram forças motrizes dessa ciência, enviando alertas de tempestade para marinheiros na costa do Reino Unido já em 1860.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a reconstrução das economias e o boom dos transportes marítimos e aéreos culminaram em uma expansão nunca antes vista das telecomunicações e observações científicas, tanto em terra quanto no mar e no ar.

Foi apenas na década de 60 que cientistas entenderam pela primeira vez como o oceano e a atmosfera interagiam entre si para influenciar o clima. Na década de 80, estudos meteorológicos levaram os cientistas a compreender pela primeira vez a abrangência dos grandes ecossistemas marinhos.

A recuperação do buraco na camada de ozônio

Nesta mesma época, meteorologistas teorizaram e confirmaram que os CFCs produzidos pelo ser humano estavam causando a destruição da camada de ozônio estratosférico, o maior e único escudo do planeta contra a radiação solar nociva.

A recuperação do buraco na camada de ozônio
Projeção para 2065 mostra o que aconteceria com o planeta sem o protocolo de Montreal, à direita: A camada de ozônio estaria comprometida no planeta inteiro. (imagem: NASA/GSFC)

Hoje não ouvimos mais ninguém falar sobre este problema - Isso porque, em 1987, o Protocolo de Montreal foi adotado para proteger a camada de ozônio, eliminando da produção industrial os compostos químicos responsáveis pela sua destruição.

O Protocolo de Montreal foi assinado por todos os países da Terra e, até o momento, é o único tratado a ser universalmente ratificado. É amplamente considerado o maior triunfo ambiental de todos os tempos.

Essa ação internacional gerou resultados extremamente positivos. Estima-se que as ações tenham evitado milhões de casos de câncer de pele e catarata em todo o mundo, e que a camada de ozônio estará completamente recuperada até 2065.

Os satélites espaciais e o GPS

Tecnologias notáveis de observação e modelagem atmosférica continuaram a ser desenvolvidas pelas ciências planetárias. Desde 1960, satélites têm revolucionado a capacidade de se observar a terra, a atmosfera e os oceanos. Seu principal intuito sempre foi prever fenômenos naturais.

Os satélites espaciais e o GPS
Os satélites meteorológicos e o GPS mudaram a maneira como olhamos para nosso planeta e vivemos nossas vidas - e foram inovações tecnológicas ligadas diretamente à meteorologia.

Na década de 1990, isso culminou no desenvolvimento de métodos revolucionários de posicionamento e levantamento pela NOAA, que se tornaram nada mais nada menos que o GPS - tecnologia utilizada hoje ao redor de todo o mundo para localização e navegação.

O futuro da meteorologia

Hoje, o foco da meteorologia está voltado para outro problema. O IPCC projeta que as mudanças climáticas causarão efeitos nada agradáveis ao redor do planeta já nas próximas décadas - ondas de calor mais intensas, verões mais longos e invernos mais curtos.

Mas além disso, as mudanças climáticas estão intensificando o ciclo da água. Isso vale para ambos os lados, causando tanto chuvas e inundações intensas em alguns locais, quanto secas e estiagens intensas em outros lugares. Nosso oceano está mais ácido, os níveis do mar subiram e nossas geleiras estão derretendo.

World Meteorological Day
Cartaz do Dia Meteorológico Mundial - em inglês abreviado, World Met Day (imagem: WMO)

Sem ações imediatas e profundas, o aquecimento global causará danos descontrolados. Caso as emissões de gases do efeito estufa atinjam o zero líquido imediatamente, a temperatura global ainda pode se estabilizar em um aumento de 1,5 °C.

Em meio a tantas más notícias, há motivos para se alegrar. Desde 2010, houve reduções de até 85% no custo das energias solar, eólica e de baterias. Uma gama crescente de políticas e leis aumentou a eficiência energética, reduziu as taxas de desmatamento e acelerou a implantação de fontes de energia renovável no planeta.

Hoje, no dia meteorológico mundial, o papel da meteorologia é voltar para o início de tudo: lembrar que as fronteiras nacionais e políticas não existem para a atmosfera e os oceanos, e que o planeta inteiro precisa tomar ações urgentes para garantir que as gerações futuras possam sobreviver e prosperar. Este é o futuro que todos desejamos.