Não perca: Conjunção Mercúrio-Netuno ocorre nessa Quinta-Feira!
Uma conjunção especial entre os planetas Mercúrio e Netuno ocorrerá nesta quinta-feira (16). Outras duas conjunções planetárias também se formarão antes do fim do mês, nos dias 28 e 30, com possibilidade de observação.

Conjunções sempre são momentos incríveis e excelentes oportunidades de se observar planetas e outros objetos celestes. Felizmente teremos algumas conjunções imperdíveis em março, e a primeira ocorre já nesta quinta-feira (16).
Na astronomia, uma conjunção ocorre quando dois objetos astronômicos parecem estar muito próximos no céu. Isso vale não só para planetas, como para luas, estrelas e também asteroides. Mais especificamente, dois objetos entram em conjunção quando apresentam a mesma ascensão reta.
Os planetas do sistema solar orbitam o Sol, e a forma das suas órbitas é elíptica e ligeiramente inclinada uma em relação à outra. Por isso, do ponto de vista da Terra, os outros planetas parecem vagar no céu como pontos brilhantes de luz e, ocasionalmente, podem ficar muito próximos uns dos outros.
Na realidade, embora pareçam estar muito próximos durante uma conjunção, objetos celestes estão muito distantes entre si. Estamos falando de milhões de quilômetros de distância no caso dos planetas, e ainda mais para estrelas e outros objetos.
As conjunções planetárias de Março
No dia 16 de março às 14h, Mercúrio ficará muito próximo de Netuno. Enquanto Mercúrio estará localizado na constelação de Aquário, Netuno estará na constelação vizinha, Peixes.

Há uma boa e uma má notícia. A boa é que o fenômeno ocorre entre a conjunção solar de Netuno, nesta quarta (15), e a conjunção solar de Mercúrio, na sexta (17). Isso torna este evento uma ocorrência única.
A má notícia é que os planetas estarão muito próximos do sol (como mencionado, em dias próximos à conjunção com o próprio astro). Isso faz com que seja virtualmente impossível assistir a essa aproximação, mesmo utilizando equipamentos especiais.

Dia 28 de março, outra conjunção acontece entre Mercúrio e Júpiter. Essa conjunção ocorrerá na constelação de peixes e aparecerá no horizonte, em direção leste, a partir das 7h da manhã.
Embora os planetas já não estejam tão próximos do sol quanto no caso da conjunção anterior, a luz solar já estará clareando o céu neste horário, o que dificulta muito seu avistamento.

Finalmente, no dia 30 de março, a conjunção Vênus-Urano será mais fácil de se observar. Durante uma breve janela de tempo após o pôr-do-sol, ambos os objetos estarão extremamente próximos de si e perto do horizonte, em direção noroeste, na constelação de Áries.
Vênus brilhará intensamente e será facilmente visível a olho nu. Infelizmente, no entanto, você precisará de binóculos para conseguir enxergar Urano. Os planetas permanecerão visíveis até as 20h, quando ambos somem no horizonte.