Nuvens de tempestade verdes em São Paulo: entenda o fenômeno

Tempestades de coloração esverdeada foram observadas na cidade de São Paulo ao longo da última semana. Entenda como o fenômeno está associado às condições de tempo severo que foram registradas na região.

Registro em São Bernardo do Campo (SP) dia 08 de Março. Tempestades de cor esverdeada foram observadas na última semana, e podem estar associadas a condições de tempo severo.

Tempestades têm se formado em boa parte da região Sudeste desde o início do mês de Março. De acordo com registros do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), diversas regiões de São Paulo já atingiram acumulados superiores a 150 mm de chuva nas últimas duas semanas.

A situação já causou grandes danos no Estado paulista. Só na última quarta-feira (08), uma tempestade severa causou 13 pontos de alagamento e 29 desabamentos em São Paulo capital.

Além de rajadas fortíssimas de vento e descargas elétricas, queda de granizo também foi registrada em diversos bairros. O Corpo de Bombeiros recebeu 66 chamadas para quedas de árvore. Diversas pessoas ficaram feridas e uma pessoa morreu na ocasião.

Registro em São Paulo (SP) dia 08 de Março. Tempestades deste tipo são comumente associadas a fenômenos como granizo e até mesmo tornados. (imagem: Clima Ao Vivo)

Conforme essa tempestade se aproximava da cidade, nuvens de coloração esverdeada foram avistadas ao longo do céu paulistano. A pergunta que muitos paulistanos se fizeram foi: Será que esse estranho fenômeno tem a ver com o tempo severo?

Tempestades com coloração verde são perigosas?

O fenômeno pode até passar batido por alguém que não presta muita atenção nas nuvens, mas diversos registros mostram nuvens de tempestades verdes avançando por São Paulo. E a coloração tem sido, de fato, associada a tempestades severas.

No sudeste de Queensland, na Austrália, nuvens verdes estão fortemente associadas a granizo pesado nos meses de verão. Nas Grandes Planícies dos EUA, há relatos que associam tempestades com coloração verde à formação de tornados.

Registro de avanço de tempestade severa nos Estados Unidos mostra uma coloração esverdeada em contraste com as cores avermelhadas do pôr-do-sol. (imagem: JSirlin)

Há uma boa razão para isso. O que geralmente produz este fenômeno são tempestades intensas contendo um grande número de gotículas de água. O alto teor de água absorve a luz vermelha do sol e, em certas condições, produz colorações esverdeadas.

A cor pode tender para o verde azulado com gotículas de diâmetro menor, ou verde amarelado quando gotículas de diâmetro maior estão presentes, mas a cor não é afetada pelo granizo.

Isso significa que o grande responsável pelo fenômeno é o alto conteúdo de água presente na tempestade. A cor esverdeada não é formada pela presença de granizo ou tornados - Mas o oposto pode ser verdadeiro, já que estes fenômenos severos são geralmente formados em tempestades bastante propícias a exibir a coloração verde, causando uma frequente coincidência entre os fenômenos.

A conclusão é que se você avistar tempestades com coloração esverdeada, é seguro assumir que chuva muito intensa está a caminho, junto a uma grande possibilidade de fenômenos mais extremos e severos como rajadas de vento e granizo. Tornados são raros na maior parte do Brasil, mas sua possibilidade também não pode ser descartada.

Caso aviste este fenômeno, tome as devidas precauções para evitar ser pego por queda de árvores, por alagamentos em áreas baixas e também por deslizamentos de terra, como aconteceu em São Paulo nos últimos dias. Às vezes, prestar atenção no céu pode salvar vidas.