Onda de calor no Rio Grande do Sul: Até quando vai?

Temperaturas de 40 ºC estão sendo registradas em todo o Rio Grande do Sul esta semana. Infelizmente, a onda de calor vai continuar - mas há possibilidade de que ela se dissipe em Fevereiro.

Onda de calor no Sul: Até quando vai?
Temperaturas de 40ºC estão sendo registradas em território gaúcho. A onda de calor vai continuar, mas há chances de que ela se dissipe em fevereiro.

Os gaúchos iniciaram o ano de 2023 já sofrendo com uma intensa onda de calor que assola o Estado. A massa de ar quente que atua sobre o Rio Grande do Sul trouxe temperaturas altíssimas, e a falta de chuvas regulares agrava a situação na região.

De acordo com o INMET, o Estado segue em alerta de risco à saúde com temperaturas 5°C acima da média por um período prolongado.

Nesta quinta-feira (27), as temperaturas chegaram a 37.9°C em Porto Alegre, 37.0°C em Cruz Alta e 36.8°C em São Luiz Gonzaga. Estes registros estão entre os mais altos do Brasil - maiores inclusive que as temperaturas máximas registradas no Norte e no Nordeste.

Registros de temperaturas superiores a 40 graus também ocorreram com frequência nos últimos dias. Na quarta-feira (26), Quarai registrou 40.5°C; enquanto que na terça-feira (25), Uruguaiana registrou 40.7°C.

O déficit hídrico no Estado é superior a 6 mm na maior parte dos municípios, e os produtores agrícolas estão sofrendo. Nas regiões de déficit mais grave, as lavouras de soja apresentam porte baixo, amarelecimento e até mesmo perda total das plantas.

As lavouras de milho mais secas estão sendo abandonadas e deixadas para o consumo dos animais. Até lavouras irrigadas estão sendo afetadas, já que as altas temperaturas e a evapotranspiração elevada excedem a capacidade de reposição da irrigação.

Até quando vai a onda de calor no Rio Grande do Sul?

Nesta sexta-feira (27), o calor ainda se mantém intenso. Embora nuvens e chuvas rápidas se formem entre o Sudeste e Sudoeste rio-grandenses, as previsões indicam temperaturas próximas de 40°C em diversos municípios ao redor do Estado.

Previsão de temperaturas para a Sexta-Feira (27) durante a tarde.
Previsão de temperaturas para a Sexta-Feira (27) durante a tarde mostra valores próximos dos 40°C em praticamente todo o Rio Grande do Sul.

Ao longo deste fim de semana, o avanço de uma frente aumenta a nebulosidade em território gaúcho e causa pancadas de chuva localizadas. Os acumulados previstos não são altos (por volta de 30 mm) e a chuva ocorrerá de maneira mal distribuída, deixando de atingir alguns municípios.

Ainda assim, graças à nebulosidade, as temperaturas caem e ficam mais amenas durante o sábado (28) e o domingo (29), retornando brevemente à normalidade e trazendo um pequeno alívio à onda de calor que está assolando os gaúchos.

Previsão de probabilidade de chuvas para Domingo (29) durante a tarde
Previsão de probabilidade de chuvas para Domingo (29) durante a tarde mostra probabilidades de chuva altas inclusive na região metropolitana do Rio Grande do Sul.

Infelizmente, este alívio no calor não é duradouro, e as temperaturas voltam a ficar altas já na segunda-feira (30). A próxima grande massa de ar frio entra com uma frente-fria no final da semana que vem, a partir de quinta-feira, 02 de fevereiro, e finalmente fará as temperaturas caírem de maneira mais brusca.

O que esperar das temperaturas em Fevereiro?

Modelos indicam a possibilidade de frentes frias mais frequentes ao longo da primeira metade de Fevereiro, como resultado de uma possível queda do índice da Oscilação Antártica (AAO), que sinaliza uma passagem mais frequente de sistemas transientes na região.

Previsão de anomalia de temperaturas para a primeira semana de Fevereiro
Previsão de anomalia de temperaturas para a primeira semana de Fevereiro indica uma tendência de temperaturas abaixo da média em praticamente toda a região sul.

Isso significa que, ao menos durante a primeira quinzena do mês, existe uma tendência de que frentes frias atinjam o Estado com frequência, trazendo chuvas mais significativas e também massas de ar frio.

As temperaturas permanecerão abaixo da média em todo o Sul na primeira quinzena de Fevereiro, quebrando a onda de calor e trazendo um clima mais ameno para o Rio Grande do Sul.

Vale notar, no entanto, que previsões de longo prazo apontam tendências regionais que podem mudar de município para município. Por isso, não deixe de continuar conferindo a previsão específica para a sua cidade aqui na Meteored | Tempo.com.