Poeira atmosférica está escondendo a potência do aquecimento global

Pesquisadores descobrem que o aumento na poeira atmosférica está resfriando o planeta e escondendo o aquecimento causado pelos gases do efeito estufa - que pode ser muito mais intenso do que o previsto.

Poeira atmosférica está escondendo a potência do aquecimento global
Visualização espacial da tempestade de poeira Godzilla, de 18 de junho de 2020, quando a areia viajou desde o deserto do Saara até as Américas. (imagem: NASA)

A poeira atmosférica teve um grande efeito de resfriamento no planeta, que pode estar mascarando o aquecimento real causado pelos gases do efeito estufa. Esta é a conclusão à qual uma pesquisa da UCLA chegou. O artigo foi publicado na Nature Reviews Earth and Environment.

Composta por partículas microscópicas originadas através de tempestades de areia em desertos, a poeira atmosférica aumentou cerca de 55% desde meados de 1800. Seus efeitos globais, especialmente a reflexão da luz solar de volta ao espaço e a dissipação de nuvens altas, têm resultado em uma queda das temperaturas no planeta.

Um estudo da UCLA mostra que a quantidade de poeira atmosférica do deserto aumentou cerca de 55% desde meados do século XIX, resultando num resfriamento global.

O estudo é o primeiro a mostrar que a poeira compensou levemente o aquecimento global causado pelo efeito estufa, algo que não está sendo levado em consideração nos modelos climáticos atuais. Isso significa que os gases poluentes são capazes de causar um aquecimento climático ainda maior do que o previsto.

Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após uma análise extensa de medições de satélite, estações meteorológicas terrestres e registros geológicos, que incluem núcleos de gelo, sedimentos marinhos e amostras de turfa - que exibem camadas de poeira atmosférica que caiu do céu.

Existem muitas variáveis naturais influenciadas pelo homem que podem fazer com que os níveis de poeira aumentem ou diminuam. Por isso, não é possível projetar como a quantidade de poeira atmosférica mudará nas próximas décadas.

A conclusão é que se os níveis de poeira diminuírem, ou simplesmente pararem de aumentar, o aquecimento global vai disparar. E isso é uma possibilidade real: Embora os níveis tenham aumentado desde os tempos pré-industriais, a tendência não foi constante - o significa que houve períodos de aumento e também de queda ao longo do caminho.

Pra complicar, as interações entre a poeira e o clima vão muito além do óbvio. Quando a poeira cai de volta à terra, ela pode escurecer a neve e o gelo, fazendo com que absorvam mais calor. Além disso, ela deposita nutrientes como ferro e fósforo, que quando carregados para o oceano, servem de alimento para o fitoplâncton que absorve dióxido de carbono da atmosfera.

A poeira atmosférica mascarou até 8% do aquecimento global causado pelo efeito estufa. Se os níveis de poeira diminuirem, o aquecimento será mais rápido que o previsto.

Hoje, sabemos que as ações humanas aqueceram o planeta, em média, 1,2 °C desde 1850. Sem a poeira atmosférica, que mascarou em até 8% esse aquecimento, o valor seria maior. Isso é um problema porque cada décimo de grau faz uma diferença gigantesca, especialmente nas projeções futuras.

Este aumento da poeira é resultado principalmente da presença de solos mais secos, maior velocidade do vento e mudanças no uso da terra como, por exemplo, desvios de água para irrigação. Alterações como essas estão ocorrendo no mundo todo - inclusive em São Paulo, que registrou várias tempestades de poeira assustadoras em 2021.