Joana Campos

Joana Campos

Redatora de notícias da atualidade e Ciência - 190 artigos

Artigos de Joana Campos

Artboard
Ondas solares deslocam-se três vezes mais rápido do que se pensava!
Ciência

As ondas descobertas recentemente, conhecidas como "ondas de alta frequência retrógradas (HFR)", deslocam-se na direção oposta à rotação do sol e aparecem como um padrão de vórtices na superfície do sol, viajando a três vezes a velocidade prevista pelas teorias solares existentes.

Como em 'Star Wars': descoberto exoplaneta que orbita duas estrelas!
Atualidade

Semelhante a uma cena icônica de "Star Wars", onde o jovem Skywalker vai para a superfície de Tatooine e observa a presença de dois sóis: foi descoberto um exoplaneta rochoso, conhecido como Kepler-16b, que orbita um sistema estelar binário. Saiba mais aqui!

Historiadores e cientistas recordam 536, o pior ano para estar vivo
Ciência

Estamos apenas em fevereiro e 2022 já está dando o que falar: uma enorme erupção vulcânica ao largo da costa de Tonga, a perspectiva de guerra com a Rússia, a pandemia em curso e as suas perturbações econômicas. Contudo, qual terá sido o pior ano de sempre?

A importância dos satélites para detectar vulcões como o de Tonga
Ciência

Há uma grande e crescente frota de satélites e naves espaciais para a observação da Terra. Alguns têm "olhos" constantes em determinadas regiões do planeta, o que significa que os seus dados estão imediatamente disponíveis para estudo, enquanto outros estão encarregados de fazer observações de seguimento.

Há 41 mil anos, as auroras iluminavam o céu perto da linha do equador
Ciência

Se quiser ser deslumbrado por uma espetacular exibição das luzes do Norte, a sua melhor aposta é observar o céu perto do Polo Norte. Mas não era esse o caso há 41 mil anos atrás, quando uma perturbação do campo magnético da Terra enviou auroras em direção ao equador.

Um novo tipo de terremoto é detectado por cientistas
Atualidade

Uma equipe de pesquisas documentou um novo tipo de terremoto na Colúmbia Britânica, Canadá. Diferente dos terremotos convencionais de mesma magnitude, estes são mais lentos e têm uma maior duração.

Oceano Ártico pode se tornar fonte de óxido nitroso! Por qual razão?
Atualidade

As temperaturas na região do Ártico aumentaram drasticamente nas últimas duas décadas. Este aquecimento é frequentemente referido como "efeito de amplificação do Ártico" e é um dos principais resultados do rápido aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. Saiba mais aqui!

Somente 25 megacidades produzem juntas 52% das emissões de GEE's
Atualidade

Uma nova pesquisa publicada pela editora Frontiers mostra dados de emissões de gases de efeito estufa de 167 cidades distribuídas ao redor do globo. O estudo mostrou que somente 25 megacidades das cidades estudadas produzem 52% das emissões de gases de efeito estufa. Saiba mais aqui!

3 4 5 6 7