Solo lunar tem oxigênio para sustentar 8 bilhões de pessoas

A camada superior do solo da Lua tem oxigênio suficiente para sustentar 8 bilhões de pessoas durante 100 mil anos. Contudo, ele não está no estado físico gasoso. Saiba mais aqui!

Lua; oxigénio
Cada metro cúbico de rególito lunar contém, em média, 1,4 toneladas de minerais, incluindo cerca de 630 quilos de oxigênio.

Em relação aos avanços na exploração espacial, vimos, recentemente, que muito tempo e dinheiro tem sido investidos em tecnologias que podem permitir uma utilização eficaz dos recursos espaciais. E, destes avanços, destaca-se a procura pela melhor maneira de produzir oxigênio na Lua.

Em outubro, a Agência Espacial Australiana e a NASA assinaram um acordo para enviar uma sonda australiana para a Lua, como parte do programa Artemis. O objetivo disto é coletar rochas lunares, que poderão fornecer oxigênio respirável.

Embora a Lua tenha uma atmosfera, ela é muito fina e composta principalmente por hidrogênio, neônio e argônio, e esta não é uma mistura gasosa que poderia sustentar mamíferos, como os humanos.

Porém, existe, de fato, bastante oxigênio na Lua; ele apenas não está na forma gasosa. Está preso no rególito, uma camada de rochas e poeira fina que cobre a superfície da Lua. Mas, se pudéssemos extrair o oxigênio do rególito, ele seria suficiente para sustentar a vida humana na Lua?

Qual a quantidade de oxigênio que a Lua poderia fornecer?

No início deste ano, os Serviços de Aplicações Espaciais da Bélgica anunciaram que estavam sendo construídos três reatores experimentais, para melhorar o processo de produção de oxigênio através de eletrólise (reação química de oxirredução provocada pela passagem de corrente elétrica). Os cientistas pretendem enviar esta tecnologia para a Lua até 2025, como parte da missão da Agência Espacial Europeia (ISRU) de utilização de recursos in situ.

Se ignorarmos o oxigênio preso ao material rochoso mais profundo da Lua e considerarmos apenas o rególito, que é facilmente acessível em superfície, podemos chegar a algumas estimativas.

A NASA afirma que os humanos precisam respirar cerca de 800 gramas de oxigênio por dia para sobreviver. Assim, 630 kg de oxigênio seriam suficientes para manter uma pessoa viva durante cerca de dois anos.

Apesar de existir uma forma de se extrair o oxigênio do rególito na Lua, não tem-se certeza que este método possa ser eficaz.

Agora, vamos assumir que a profundidade média do rególito na Lua é de cerca de dez metros, e que podemos extrair todo o oxigênio dele. Isto significa que os dez metros superiores da superfície lunar forneceriam oxigênio suficiente para suportar 8 bilhões de pessoas durante cerca de 100 mil anos na Lua. No entanto, isto também dependeria da eficácia com que conseguíssemos extrair e utilizar o oxigênio.