Oceano Ártico pode se tornar fonte de óxido nitroso! Por qual razão?

As temperaturas na região do Ártico aumentaram drasticamente nas últimas duas décadas. Este aquecimento é frequentemente referido como "efeito de amplificação do Ártico" e é um dos principais resultados do rápido aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. Saiba mais aqui!

Região do Ártico
O Oceano Ártico é um ambiente extremo, dificultando a coleta de dados meteorológicos, o que se torna extremamente dispendioso.

Um estudo recente da Climate Variability & Predictability (CVP), publicado na Nature Scientific Reports, alerta que se o Ártico continuar aquecendo, o seu oceano ocidental poderá se tornar um "hot spot" e, consequentemente, uma fonte de óxido nitroso (N2O).

Assim como como o dióxido de carbono ou o metano, o óxido nitroso está diretamente ligado às mudanças climáticas, contribuindo para o efeito estufa como também para o enfraquecimento da camada de ozônio.

Em 2017, a Coréia do Sul liderou um grande projeto de pesquisa sobre o Oceano Ártico, que incluiu trabalho de campo e coleta de dados sobre o quebra-gelo R/V Araon. Alison MacDonald, juntamente com a Woods Hole Oceanographic Institution e com apoio financeiro da CVP, contribuiu para este estudo, que tem como foco a distribuição de óxido nitroso no Oceano Ártico Ocidental.

O estudo e as suas conclusões

Esta pesquisa é a primeira a apresentar a distribuição espacial das concentrações e dos fluxos de óxido nitroso no Oceano Ártico Ocidental, além de identificar os fatores físicos e/ou bioquímicos que controlam essa distribuição. Esta parte do oceano inclui o Mar de Chukchi, o Mar da Sibéria Oriental, o Mar de Beaufort, o Arquipélago Ártico Canadiano e a Bacia do Canadá.

Os autores descobriram que a região norte do Mar de Chukchi atuou como um "sumidouro" de óxido nitroso, enquanto a região sul deste Mar atuou como uma fonte. O aumento do fluxo de água do Oceano Pacífico para o Oceano Ártico Ocidental e a diminuição do gelo marinho, ambas consequências de um aquecimento do Ártico, poderiam reduzir a região do "sumidouro" e alargar a região da fonte, de acordo com o estudo.

Com base em um levantamento preciso de N2O da coluna de água do Oceano Ártico Ocidental durante o verão de 2017, foram apresentadas as distribuições espaciais das concentrações e fluxos deste gás, identificados os fatores físicos e/ou biogeoquímicos que controlam tais distribuições, foi determinado se o oceano em questão é uma fonte ou sumidouro de N2O atmosférico e, especuladas futuras mudanças no fluxo de óxido nitroso em resposta às rápidas mudanças climáticas no Ártico.

Caso as mudanças climáticas na região do Ártico se mantenham neste ritmo atual, ele pode se tornar uma fonte de emissão de óxido nitroso.

Como esta pesquisa se baseou em apenas um período pequeno de dados, ela não pode representar o ano de 2017 inteiro; os autores destacam que são necessários estudos de campo adicionais, dado que estes processos são relevantes para as mudanças climáticas globais, de forma que seja possível confirmar e explicar melhor esta distribuição contrastante.