Equipe russa volta à Terra depois de gravar o primeiro filme no espaço

Uma equipe russa de filmagens está de volta à Terra, após finalizar as gravações para o primeiro filme gravado no espaço. Saiba mais aqui!

espaço
A decolagem foi transmitida ao vivo na televisão russa.

Além da 'tradicional' corrida espacial e da corrida pelo turismo espacial, agora vemos um novo capítulo na história: a corrida pelo primeiro filme gravado no espaço!

A atriz Yulia Peresild e o cineasta Klim Shipenko, ambos da Rússia, partiram no foguete Soyuz no dia 5 de outubro e agora, após 12 dias de viagem, retornaram à Terra.

A aterrissagem foi transmitida ao vivo pela agência espacial russa e gravada para o filme. O local de partida e de chegada foi no Cazaquistão. O comandante da viagem de partida foi Anton Shkaplerov. Já o retorno, foi feito com o apoio de Oleg Novitsky, que estava na estação espacial nos últimos seis meses.

A missão

A agência espacial russa, Roscosmos, publicou vários tweets ao longo desta jornada, passando atualizações sobre o que estava acontecendo. Em um deles, foi dito que "a nave tripulada Soyuz MS-18 está operando e segura. A tripulação está bem!".

Contudo, foram relatados alguns contratempos. Quando a equipe de filmagem aterrissou na Estação Espacial Internacional, Shkaplerov teve que mudar o controle para o modo manual.

Segundo um porta-voz da NASA, na sexta-feira anterior ao retorno, enquanto os controladores de voo russos realizavam um teste na nave espacial Soyuz MS-18, o propulsor dela disparou e desestabilizou a Estação durante 30 minutos. Mas mesmo assim, a partida ocorreu conforme o programado.

A produção russa será intitulada “Challenge” ("O Desafio"). Se o cronograma do projeto continuar sendo cumprido, este filme, que tem como objetivo ser o primeiro com cenas gravadas em órbita, deve ser lançado antes da outra super produção de Hollywood, anunciada no ano passado por Tom Cruise juntamente com a NASA e a SpaceX, de Elon Musk.

A intenção é que este filme russo seja lançado antes do filme que também está sendo preparado nos EUA, pois, assim, a Rússia será o primeiro país a fazê-lo.

O enredo do filme russo é mantido em segredo, mas, especula-se que a história ocorrerá em torno de um cirurgião que é enviado para a Estação Espacial para salvar um astronauta. Acredita-se que Shkaplerov e os dois astronautas russos, que já estavam na viagem espacial, também teriam participações na produção.