Ondas solares deslocam-se três vezes mais rápido do que se pensava!

As ondas descobertas recentemente, conhecidas como "ondas de alta frequência retrógradas (HFR)", deslocam-se na direção oposta à rotação do sol e aparecem como um padrão de vórtices na superfície do sol, viajando a três vezes a velocidade prevista pelas teorias solares existentes.

Sol; ondas solares
Foi descoberto um novo tipo de onda solar que pode dar mais informações sobre o Sol.

Uma equipe de pesquisadores publicou o estudo "Discovery of high-frequency-retrograde vorticity waves in the Sun" na revista Nature Astronomy. Chris Hanson, pesquisador associado da Universidade de Abu Dhabi, em Nova Iorque, é o principal autor do estudo.

Os cientistas dependem do deciframento das características superficiais de um grande número de ondas para conseguir gerar uma imagem do que acontece abaixo da superfície; isto porque o interior do Sol e das estrelas não pode ser visto por técnicas tradicionais.

Ondas solares mais rápidas devido à força de Coriolis

A notável velocidade das ondas HFR, descobertas em um conjunto de 25 anos de dados provenientes de observatórios espaciais e terrestres, levou os especialistas a acreditar que estão ignorando algo importante.

O co-autor do estudo, Shravan Hanasoge, astrofísico do Centro de Ciências Espaciais da Universidade de Abu Dhabi, disse: "A própria existência dos modos HFR e a sua origem é um verdadeiro mistério e faz alusão a uma física excitante".

Os especialistas assumiram anteriormente que a força de Coriolis fazia com que as ondas solares acústicas se formassem perto da superfície do sol. De acordo com a National Geographic, a força de Coriolis mostra como os corpos que não estão presos ao solo se desviam quando percorrem grandes distâncias à volta da Terra. Uma vez formadas as ondas, os especialistas acreditam que um dos três mecanismos pode acelerar as ondas até às ondas HFR.

O campo magnético ou gravidade do sol pode estar acelerando as ondas de Coriolis, ou as correntes de convecção super quentes que viajam abaixo e através da superfície podem estar levando-as para velocidades nunca vistas. No entanto, nenhuma destas possibilidades se encaixa nos fatos.

Relação entre gravidade e erupções solares

Os cientistas analisaram se as interações com as forças do sol, tais como seu campo magnético, gravidade e compressibilidade, poderiam amplificar as ondas, mas os seus modelos não supriram as expectativas.

A presença do modo HFR e o seu desenvolvimento, segundo Hanasoge, é um grande mistério. Ele afirmou ao Independent que as descobertas poderiam apontar para uma física intrigante e dar uma visão sobre o interior do Sol, anteriormente inacessível.

Apesar de haver várias possibilidades acerca do que pode estar influenciando estas ondas, os cientistas ainda não conseguem ter uma explicação plausível.

Como resultado, os pesquisadores querem investigar outras possíveis fontes das ondas usando modelos complexos do núcleo enigmático do sol, que não pode ser diretamente observado com telescópios regulares.

A resolução deste mistério solar pode dar respostas a uma infinidade de questões não resolvidas sobre a estrutura, a rotação e a física do sol - e, também, de outras estrelas.