Mudança climática: degelo criou mais de 1000 lagos nos Alpes Suíços!

As mudanças climáticas alteraram drasticamente a paisagem nos Alpes Suíços, a um ritmo mais rápido do que o esperado, visto que o derretimento de gelo criou mais de mil novos lagos ao longo das montanhas, segundo um novo estudo. Saiba mais aqui!

Alpes Suiços; alteração da paisagem
Os glaciares nos Alpes suíços estão em constante declínio e já perderam 2% do seu volume só no ano passado.

Uma análise relacionada aos glaciares dos Alpes suíços indicou que foram formados quase 1.200 novos lagos em regiões onde existem glaciares, desde o final da pequena Era do Gelo, que aconteceu por volta de 1850. Cerca de mil desses lagos ainda existem, de acordo com um novo estudo publicado pelo Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática (Eawag).

Este número é muito maior daquele que os pesquisadores esperavam encontrar, no início do projeto. "Ficamos surpresos com a quantidade", afirmou Daniel Odermatt, chefe do Grupo de Detecção Remota do Eawag. Odermatt disse, também, que houve uma "aceleração acentuada na sua formação", o que foi surpreendente, salientando que "surgiram cerca de 180 lagos só na última década".

Glaciares alpinos e os lagos

Nos dias de hoje, mesmo que o mundo implemente totalmente o Acordo de Paris de 2015 - que exige a limitação do aquecimento global de pelo menos 1,5ºC - dois terços dos glaciares alpinos provavelmente serão perdidos, de acordo com um estudo da Universidade Técnica (ETH) de Zurique.

A avaliação do Eawag mostrou que houve um pico inicial na formação de lagos glaciares nos Alpes suíços entre 1946 e 1973, com uma média de quase oito novos lagos por ano. Após este período, houve um breve declínio e, novamente, a taxa de formação aumentou entre 2006 e 2016, com 18 novos lagos em média por ano; também, a superfície da água expandiu mais de 400 metros quadrados por ano. Segundo o relatório do Eawag, esta é "uma prova visível das mudanças climáticas nos Alpes".

Tal listagem foi possível graças a grandes bancos de dados coletados dos glaciares da Suíça desde meados do século 19. No total, os pesquisadores puderam extrair dados de sete períodos entre 1850 e 2016. Para cada um dos 1.200 lagos formados desde 1850, os cientistas registraram a sua localização, a elevação, a forma e a área em diferentes períodos, assim como o tipo de material das barragens e a drenagem superficial.

Graças a uma boa base de dados com bastante informação, os pesquisadores foram capazes de fazer uma listagem de todos os lagos glaciares dos Alpes Suíços, a qual traz informações importantes e que pode ajudar na prevenção de riscos.

Com base nestas informações, os pesquisadores podem estimar os perigos, incluindo o risco de uma evacuação rápida, em caso de falha de uma barragem. O Eawag advertiu que o crescente número de lagos glaciares aumenta o risco de tais eventos e, portanto, o perigo de inundação para as comunidades adjacentes também aumenta.