Historiadores e cientistas recordam 536, o pior ano para estar vivo

Estamos apenas em fevereiro e 2022 já está dando o que falar: uma enorme erupção vulcânica ao largo da costa de Tonga, a perspectiva de guerra com a Rússia, a pandemia em curso e as suas perturbações econômicas. Contudo, qual terá sido o pior ano de sempre?

erupção; vulcão
Aparentemente, foi uma erupção vulcânica que desencadeou uma série de desgraças em 536.

Apesar de os últimos anos não terem sido fáceis, devido essencialmente à pandemia, há uma série de anos da nossa história que foram inegavelmente muito ruins e que deixaram a Humanidade extremamente abalada.

Como 1347, quando a Peste Negra começou a sua longa marcha através da Eurásia. Ou 1816, o "ano sem verão". Ou 1914, quando o assassinato do arquiduque da Áustria precipitou um conflito global (a Primeira Guerra Mundial) - que causou milhões de mortes.

Na década de 1330, a fome instalou-se e devastou a China. Nos anos 1590, uma fome semelhante instalou-se na Europa, e nos anos 1490, a varíola e a gripe começaram a fazer o seu caminho através das populações indígenas das Américas (reciprocamente, a sífilis fez o mesmo entre os habitantes do Velho Continente).

No entanto, os historiadores, mesmo atualmente, apontam um ano em particular como pior do que os outros.

536: o pior ano da história?

536 é o atual candidato consensual para o pior ano da história da Humanidade. Uma erupção vulcânica, ou possivelmente mais do que uma, em algum lugar no hemisfério norte, parece ter sido o gatilho para uma diversidade de acontecimentos.

Esta erupção precipitou uma década de "inverno vulcânico", em que a China sofreu nevascas no verão e as temperaturas médias na Europa caíram 2,5°C. As colheitas falharam e as pessoas passaram fome. Depois pegaram em armas e começaram a lutar umas contra as outras.

O aumento da cobertura de gelo oceânico (um efeito do inverno vulcânico) e um mínimo solar profundo (o período regular com menos atividade solar no ciclo de 11 anos do Sol) assegurou que o arrefecimento global continuasse durante mais de um século.

Muitas das sociedades que viveram na década de 530 não conseguiram sobreviver às convulsões das décadas que se seguiram.

A nova 'ciência' da história do clima

Os verdadeiros avanços na compreensão histórica deste "pior ano de sempre" estão a emergir através da aplicação de técnicas tão avançadas como a dendroclimatologia - estudo do clima do passado realizado através da análise dos anéis de crescimento anual dos troncos das árvores - e a análise de núcleos de gelo.

Visto que, muitas vezes, não existem registos de sobrevivência em determinadas alturas da História, a ciência é utilizada para estudar os vestígios que podem ter ficado e ajudar a criar novas teorias.

O dendroclimatologista Ulf Büntgen detectou provas de um aglomerado de erupções vulcânicas, em 536, 540 e 547, em padrões de crescimento de anéis de árvores. Do mesmo modo, a análise ultra precisa do gelo de um glacial suíço realizada pelo arqueólogo Michael McCormick e pelo glaciólogo Paul Mayewski foi fundamental para compreender quão grave foi a variação climática de 536.

Tais análises são agora vistas como recursos importantes, no conjunto de ferramentas metodológicas do historiador, especialmente para discutir períodos sem abundância de registos de sobrevivência.