O inverno 2023 está chegando. Qual a diferença entre equinócio e solstício?

Que dia chegará a estação das chuvas e do frio? Tanto os equinócios quanto os solstícios ocorrem duas vezes por ano para marcar as mudanças nos ciclos sazonais.

equinócio, solstício
Os solstícios e equinócios são fenômenos astronômicos que determinam a duração dos dias e das noites, e a luz solar que cada hemisfério da Terra recebe.

“Primavera, verão, outono, inverno… e primavera de novo” é o título de um imperdível filme coreano (2003) que compacta o transcendente com o eterno. Um círculo que se reitera, mas que não se repete. Uma obra de arte, assim como também é a mudança dos ciclos sazonais.

Primaveras e outonos são equinócios. Verões e invernos, solstícios. Do que se trata? Uma pergunta que busca resposta a cada mudança de estação, neste caso, antes da chegada do inverno 2023 que se instalará no hemisfério sul na quarta-feira, 21 de junho, enquanto o verão fará o mesmo na metade norte do mundo.

Solstícios e equinócios

O solstício ('Sol quieto' em latim) ocorre duas vezes ao ano, em junho e dezembro, e marca o início do verão e do inverno. Isso ocorre quando o Sol está mais próximo (ou mais distante) de um dos hemisférios da Terra.

solstícios e equinócios
Solstícios e equinócios de 2023. Crédito: SHOA.

O equinócio ('noite igual' em latim) ocorre quando o Sol se encontra sobre a Linha do equador, em março ou setembro. Pela mesma razão, o dia e a noite têm a mesma duração em ambos os hemisférios, dando lugar tanto ao outono quanto à primavera.

Então, o solstício de inverno no Brasil será na quarta-feira, 21 de junho, às 11:57 horas (-3 UTC).

Por que eles ocorrem?

As estações do ano são causadas pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano em que nosso planeta gira em torno do Sol. Embora existam outros, a vida na Terra é regida por dois movimentos principais: Rotação e Translação.

Rotação é o movimento que a Terra faz sobre si mesma em um eixo imaginário que a traça de polo a polo. Essa circulação, que vai de oeste para leste, dura 24 horas, dando origem ao dia e à noite. A translação permite que a Terra gire em torno do Sol, uma volta que dura 365 dias, 5 horas e 47 minutos; cerca de um ano.

Quanto ao movimento de translação, sua órbita é elíptica em uma extensão de 930 milhões de quilômetros, que registra uma velocidade média de 107.000 quilômetros por hora.

A eclíptica é o plano no qual nosso planeta está se movendo em torno do Sol. Aqui chegamos ao ponto, porque o eixo de rotação da Terra é inclinado 23,5° em relação à eclíptica. Portanto, a Terra não está voltada para a direita girando em torno do Sol, mas está um pouco inclinada.

inclinação, eixo, Terra
A terra não está em linha vertical, ela tem uma inclinação de 23,5° em relação à elíptica.

"Essa inclinação faz com que um hemisfério do planeta aponte para o Sol e o outro, para a outra extremidade, para fora”, explica Constanza Yovaniniz, astrônoma do Planetário da Universidade de Santiago do Chile (Usach).