Alerta final do IPCC: “A bomba-relógio climática está acionada”

A ciência mais uma vez enfatizou que os tomadores de decisão continuam no caminho errado. Esta semana foi entregue a síntese dos relatórios emitidos por especialistas sobre mudanças climáticas nos últimos anos. Os poderes econômicos e políticos do mundo o levarão em consideração?

IPCC; Relatório final; Mudança climática
Esforços científicos deram origem a este relatório de Mudanças Climáticas 2023 do IPCC. Agora é a hora dos tomadores de decisão fazerem a sua parte.

A bomba-relógio climática está acionada, mas o recente relatório científico mostra que temos o conhecimento e os recursos para lidar com essa crise. Precisamos de agir agora para garantir um planeta habitável no futuro”, afirmou António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), após apresentar a síntese do VI Ciclo de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC).

Este informe sintetiza todos aqueles elaborados pelos cientistas do IPCC desde 2015 até hoje e, sobre os quais, os governantes do mundo devem se basear para tomar decisões que visem desacelerar o aquecimento global. Questione que, clara e deliberadamente, eles não estão fazendo; pelo contrário, continuam a encorajar as políticas que nos levam a sexta extinção em massa.

É urgente reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030 para limitar o aquecimento global a 1,5°C em relação à era pré-industrial, alerta o relatório, acrescentando que "a temperatura da superfície do planeta, desde 1970, aqueceu a um ritmo mais rápido do que em qualquer outro período de 50 anos nos últimos dois milênios."

Há tempo para agir?

Sim, escasso, mas resta algum tempo. O problema é a pouca (ou inexistente) vontade das potências políticas e econômicas mundiais de realizar as ações que deveriam em tão pouco tempo. São coisas pelo seu nome.

De fato, as concentrações de dióxido de carbono (CO2), o principal gás de efeito estufa junto com o metano (CH4), estão no seu nível mais alto em pelo menos 2 milhões de anos.

youtube video id=bulhsb4IZFQ

A temperatura média na Terra aumentou 1,2°C durante o período industrial. “A justiça climática é crucial, porque aqueles que menos contribuíram para a mudança climática são os mais afetados”, disse Aditi Mukherji, um dos 93 autores do relatório de síntese.

Mais ambição

A solução está no desenvolvimento resiliente ao clima. Trata-se de integrar medidas de adaptação às mudanças climáticas com ações para reduzir ou evitar as emissões de gases de efeito estufa. Para serem eficazes, essas medidas devem estar enraizadas em nossos diversos valores, visões de mundo e conhecimento, incluindo científico, indígena e local”, destaca o resumo.

“Esta síntese ressalta a urgência de ações mais ambiciosas e mostra que, agindo agora, ainda podemos garantir um futuro sustentável e habitável para todos”, disse Hoesung Lee, presidente do IPCC.

Os tomadores de decisão irão considerá-lo, especialmente aqueles dos países mais poluidores e industrializados? Tudo indica que este último alerta da ciência permanecerá por aí, espero que eu esteja errado.