Roupas com proteção UV: quais as melhores cores e tecidos para nos proteger do sol?

Cor, material, densidade, ajuste, cobertura, enfim, são alguns dos fatores que ajudam a proteger contra a radiação ultravioleta nociva. Nestes dias de verão vivemos os dias mais perigosos para a nossa pele.

Crianças na praia, brincando na areia, vestindo camisas de manga comprida com proteção UV e chapéus
Os danos que a radiação solar produz na pele são cumulativos. Devemos cuidar disso desde tenra idade.

As taxas de radiação ultravioleta estão em seus níveis mais perigosos em grande parte do Brasil. Por este motivo, é fundamental proteger o nosso corpo dos danos caso a exposição ao sol seja prolongada.

Costumamos falar em protetor solar para deixar a pele opaca, mas também surgiram outras opções que ajudam a cuidar de nós mesmos. Uma delas são as roupas que podem bloquear a radiação UV prejudicial.

Roupas com filtro protegem da radiação ultravioleta dependam de uma série de fatores como espessura e cor para atestar a sua eficácia. Mesmo assim, as roupas adequadas podem ser mais seguras do que protetor solar mal aplicado.

O que torna as roupas mais seguras?

A Skin Cancer Foundation detalha através do seu site o que devemos saber sobre essas roupas especiais.

Cor

A tonalidade da roupa afeta o quão bem ela protege dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como brancos e pastéis.

Ou seja, quanto mais intenso for o tom, melhor será a proteção que a roupa irá proporcionar. Sim, as cores escuras geralmente oferecem mais proteção do que as claras.

Construção

Tecidos densos, como jeans, lona, lã ou fibras sintéticas, são mais protetores do que tecidos transparentes, finos ou de trama frouxa.

Verifique a proteção solar de um tecido segurando-o contra a luz; se você conseguir ver através dele, a radiação UV pode facilmente penetrar no tecido e atingir sua pele.

Contente

O algodão não branqueado contém ligninas naturais que atuam como absorvedores de UV. Poliésteres brilhantes e até mesmo sedas leves de cetim podem ser muito protetores porque refletem a radiação.

Ajustamento

Roupas largas são preferíveis. Roupas apertadas podem esticar e reduzir o nível de proteção oferecido, pois as fibras se separam umas das outras, permitindo a passagem de mais luz UV.

Fator de proteção ultravioleta (UPF)

Alguns fabricantes de roupas fornecem etiquetas UPF que indicam quanta proteção a roupa oferece.

Cobertura

Quanto mais pele a roupa cobrir, melhor. Use camisas de mangas compridas e calças ou saias compridas.

Atividade

Independentemente do UPF, se sua roupa esticar ou molhar, ela perderá um pouco de sua capacidade protetora ficando mais transparente, expondo sua pele.

pessoa que passa coloca protetor solar no braço
O uso de protetor solar ainda é necessário mesmo quando existem outros mecanismos para reduzir o impacto da radiação solar na nossa pele.

Roupas com essas características complementam o uso de protetor solar, chapéus de abas largas e óculos com filtros UV.

Tudo para viver um verão mais seguro considerando, também, que os danos são cumulativos.