Quais são os 5 países que mais contribuem para a grande ilha do plástico?

A análise científica sustenta que a indústria pesqueira é a que fornece mais resíduos plásticos, ao menos, na formação da maior concentração localizada no Oceano Pacífico Norte.

Ilha de plásticos
Milhões de plásticos acabam nos oceanos, formando verdadeiras ilhas desse material em várias partes do mundo.

A cada minuto, o equivalente a um caminhão cheio de plásticos é despejado nos mares. Tanto que, estima-se, até 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano. A situação é muito grave e torna-se ainda mais eloquente nas 5 zonas oceânicas onde estes resíduos “se juntam” para formar ilhas de plásticos.

A maior dessas ilhas de resíduos está localizada no Pacífico Norte (entre Califórnia e Havaí), cobrindo uma área superior a 1,6 milhões de quilômetros quadrados (três vezes o tamanho da França) que está em constante crescimento.

Extensão da grande ilha de plástico
Por meio de modelagem, estima-se o tamanho e a concentração de plásticos na grande ilha formada por resíduos no Pacífico Norte. Fonte: The Ocean Cleanup.

Apesar de seu enorme tamanho, o Pacífico Norte, também descrito como o “continente de plástico”, não é visível de satélites, pois é composto por 94% de pequenos fragmentos deste material que se desprende dos maiores devido à erosão.

Estima-se que até 2050, os oceanos conterão mais plástico do que peixes em suas águas.

Uma grande fração é composta por redes de pesca e cordas. Em 2019, uma missão oceanográfica na área recuperou mais de 6.000 itens de detritos de plástico rígido maiores de mais de 5 centímetros.

Esta expedição foi liderada por cientistas da Universidade de Wageningen (Países Baixos) e da Fundação Ocean Cleanup, que examinaram de onde vinham os resíduos acumulados na área oceânica.

Os países que fazem a ilha aumentar

Os resultados revelaram que a maior parte do material é proveniente de atividades pesqueiras, cerca de 26% do total. Apenas 33% dos objetos recuperados não foram identificados. Mais atrás ficaram as categorias de flutuadores, boias, resíduos associados a alimentos, bebidas e artigos domésticos.

Quase 90% dos resíduos plásticos que compõem a grande ilha do Pacífico Norte vêm de apenas 5 países.

Depois de determinar os principais tipos de resíduos encontrados na grande ilha de plástico do Oceano Pacífico Norte, os pesquisadores determinaram os países de origem desses resíduos.

Eles descobriram que 89% dos resíduos vieram de apenas cinco países, os quais: Japão (34%), China (32%), Coreia do Sul (10%), Estados Unidos (7%) e Taiwan (6%).

“Nossa análise mostra que, ao somar a grande fração de redes de pesca acumuladas que flutuam na superfície, a maioria dos plásticos rígidos flutuantes (> 5 centímetros) provavelmente também vem de outros países pesqueiros industrializados”, detalha o estudo publicado na Scientific Reports.

“Isso fornece evidências de que as atividades pesqueiras são as principais responsáveis pelo acúmulo de plásticos flutuantes no giro subtropical do Pacífico Norte”, conclui.