Por que são chamados de El Niño e La Niña? Os fenômenos que afetam o clima mundial

O que acontece com a temperatura da superfície do Oceano Pacífico na zona equatorial influencia os padrões atmosféricos de toda a Terra. Qual é a diferença entre ambas as manifestações? Por que eles são produzidos? Como você chegou a esses nomes?

anomalias de temperatura da superfície do mar
As anomalias de temperatura nas águas do Pacífico equatorial continuam a ganhar força. A Criança então "nascerá". Fonte: https://earth.nullschool.net/.

“…que era tão abundante que fazia a água correr pelas ruas, um fenômeno muito raro na costa do Peru. Seja como for, a verdade é que a este fenômeno seguiu-se uma alteração do rumo da corrente marítima, um aumento da temperatura do mar, morte dos peixes cujos cadáveres foram atirados em quantidade na praia ..." escreveu o pesquisador Antonio Raimondi, em 1867, depois de receber uma chuva abundante em Magdalena de Cao, na costa norte do Peru.

Segundo os dados compilados pelo Ministério do Meio Ambiente do Peru, nos últimos 5 séculos se materializaram pelo menos 120 episódios do fenômeno El Niño.

O El Niño não é uma manifestação nova e seu estudo evoluiu ao longo do tempo até que realmente saibamos o que é. Não é uma corrente marítima, nem um capricho pontual da natureza, o El Niño é um evento cíclico capaz de alterar o clima e muitos outros parâmetros em todo o mundo.

El Niño e La Niña

El Niño é um dos 2 lados da moeda. Seu nome completo é El Niño Oscilação Sul (ENSO) e está relacionado a "um fenômeno natural caracterizado por flutuações nas temperaturas oceânicas na parte central e leste do Pacífico equatorial associadas a mudanças na atmosfera", diz a Organização Meteorológica (OMM).

O outro lado dessa moeda é o La Niña, sua contraparte. O El Niño está relacionado com o aumento da temperatura da superfície do Oceano Pacífico na zona tropical oriental. Com La Niña ocorre o contrário, as águas superficiais no leste do Equador esfriam.

Se nem um nem outro está presente, fala-se de neutralidade. E, claro, o que acontece no oceano afeta a atmosfera e, portanto, nossas vidas.

Ventos e mar

Em tempos normais, os ventos alísios viajam de leste a oeste sobre a zona do Equador. É assim que eles conduzem as águas quentes da superfície do mar em direção à Oceania e à Ásia.

Quando os ventos alísios se fortalecem e sopram mais forte do que o normal, eles movem a água quente dos trópicos para o oeste com mais força. Enquanto no leste predominam as águas frias e ocorre a ressurgência, ou seja, as águas frias das profundezas, ricas em nutrientes, chegam à superfície. Esta é a La Niña.

Há períodos em que esse padrão enfraquece, tanto que a direção desses ventos é invertida. Nesse caso, as águas superficiais quentes invadem a costa sul-americana causando maior evaporação e, portanto, deixando chuvas nesse setor do continente. Este é o El Niño.

Por que os nomes?

El Niño foi batizado assim durante o século XIX. Naquela época, os pescadores do norte do Peru apreciavam que quase todos os anos no final de dezembro, por volta do Natal, ocorria um aumento na temperatura da água do mar.

Eles então atribuíram esse aquecimento à chegada de uma corrente oceânica de águas mornas que chamaram de corrente “El Niño” em referência ao menino Jesus devido à data.

E a La Niña? Bem, mais tarde essa denominação foi concedida para mostrar que é a manifestação oposta.