Volta a chover no Sul nesta quinta-feira e temperaturas passam a subir

O tempo volta a ficar instável em parte da Região Sul nesta quinta-feira (16). Há potencial para temporais localizados. Destaque também para à tendência de aumento das temperaturas no Centro-Sul.

Chuva e granizo na Região Sul
Previsão de chuva para esta quinta-feira na Região Sul, com potencial para temporais isolados e possibilidade de queda de granizo.

Nos últimos dias o avanço de uma massa de ar polar intensa contribuiu para um tempo mais estável em toda a Região Sul. Por outro lado, esse mesmo sistema proporcionou temperaturas muito baixas que atingiram valores negativos em boa parte do Rio Grande do Sul, planalto e sul de Santa Catarina, sendo neste último, o registro de -10°C na região da serra.

Nos próximos dias, a massa de ar polar, que se trata de um sistema de alta pressão, se desloca em direção ao oceano, mas ainda influencia o tempo no Brasil, proporcionando queda das temperatura no Sudeste e aumento da umidade, com ocorrência de chuva, no Espírito Santo e no leste da Bahia.

Quinta-feira com chuvas e risco de temporais no Sul

Com o deslocamento da alta pressão em direção ao oceano, uma região de cavado se forma sobre o sul do Paraguai e leste da Argentina e no decorrer da madrugada desta quinta-feira (16) se aproxima do Sul do Brasil.

Previsão de chuvas de moderada intensidade pela manhã no centro-oeste, noroeste e campanha do Rio Grande do Sul. Mais para o final do período há potencial para temporais, com possibilidade de granizo, na região Central do estado.

No período da tarde, as chuvas se espalham pelo norte gaúcho, chegando também nas áreas mais ao leste e na região metropolitana de Porto Alegre. Há potencial para temporais isolados que podem vir acompanhados de granizo. Sul e oeste de Santa Catarina também tem previsão de chuva, porém, somente a partir do fim do dia.

A tendência de aumento das temperaturas

A quinta-feira, apesar de haver um aumento das temperatura, o frio ainda será protagonista em toda a Região Sul, estado do Mato Grosso do Sul, Região Sudeste e leste da Bahia.

No entanto, a partir de sexta-feira (17), com o afastamento da massa de ar polar, os ventos de norte passam a atuar e as temperaturas entram em elevação proporcionando uma condição agradável ao longo do dia em todo o Centro-Sul. Nos dias seguintes a tendência é de aumento gradativo das temperatura e para o predomínio do tempo firme e ensolarado.