Volta a chover na Região Sul: como serão as chuvas a partir desta sexta-feira e o fim de semana?

O Sul vem enfrentando um período sem chuvas que deve se estender até o fim do mês. No entanto, nos próximos dias alguns pontos da Região vão receber chuva nos próximos dias. Confira os detalhes da previsão.

chuvas na Região Sul
Nos próximos dias pontos da Região Sul voltam a registrar chuvas. Há risco para tempestades.

Um padrão bastante seco se estabeleceu a partir da segunda semana de maio sobre boa parte do Brasil, principalmente na Região Sul, onde, nessa época do ano as chuvas ainda acontecem de forma expressiva sobre o Rio Grande do Sul, o meio-oeste de Santa Catarina e o Paraná.

Esse padrão seco está sendo provocado pelo comportamento de dois fatores climáticos: as oscilações Madden-Julian (MJO) e Antártica (AAO). A primeira está favorecendo a subsidência no centro-sul do Brasil atuando na fase 6, ou seja, dificultando a formação de nuvens. Já a segunda, está atuando com sinal positivo, que representa um posicionamento mais ao sul dos sistemas transientes de precipitação. Assim, a combinação desses dois fatores favorece esse padrão mais seco e, agora, com uma tendência de elevação das temperaturas.

Detalhes da previsão do tempo

Na sexta-feira (19), o tempo firme predomina em toda a Região Sul, com frio durante a madrugada, primeiras horas da manhã e a partir do fim da tarde. Sensação é agradável ao longo do dia.

No entanto, o que chama a atenção é a formação de uma região de cavado entre a Argentina e o Uruguai, que por volta do meio da tarde já atua mais próxima do Rio Grande do Sul, provocando aumento da nebulosidade no Oeste e na Campanha. Somente no período da noite que as instabilidades podem provocar chuvas muito pontuais e de fraca intensidade nas localidades próximas à fronteira.

chuvas frente frias no Sul
Madrugada com formação de uma frente fria que passa a atuar no Rio Grande do Sul, mas não tem força para avançar.

Na madrugada do sábado (20), a região de cavado evolui para uma frente fria que passa a atuar nas regiões gaúchas do Sul, Campanha e Oeste, com chuvas ocorrendo ainda de forma pontual, mas com até moderada intensidade, com maior probabilidade para o Oeste.

Ao longo do dia, a frente fria não consegue avançar e o potencial de chuvas diminui. No entanto, instabilidades vindas da Argentina trazem potencial para pancadas de até forte intensidade nas áreas de fronteira do Oeste e das Missões a partir do fim da tarde.

No restante do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme predomina ao longo de todo o dia, com sensação térmica agradável e formação de nuvens altas que embelezam o dia.

chuvas no Sul tempestades
Probabilidade de chuvas mais intensas ocorrem a partir do fim da tarde.

No domingo (21), a frente fria passa a atuar mais no oceano e uma região de cavado se forma sobre a Região Sul. No entanto, as instabilidades ainda não conseguem se desenvolver e se espalhar pela Região. Pela manhã, previsão de chuvas de fraca intensidade nas regiões de fronteira do Oeste, da Campanha e das Missões no Rio Grande do Sul. No extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná, há a possibilidade de pancadas mais intensas a partir de meados do período.

chuvas intensas e tempestades
Risco de tempestades para o oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Ao longo da tarde, as instabilidades consegue se deslocar para oeste e chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem de forma isolada na região Central e no Sul do Rio Grande do Sul. Entre o meio e o fim da tarde, as chuvas chegam a região metropolitana de Porto Alegre. No oeste de Santa Catarina e extremos oeste e sudoeste do Paraná, há potencial para tempestades.

A partir da noite, as chuvas diminuem e o tempo firme volata a predominar em toda a Região Sul. Condição esta que perdura ao longo da semana seguinte.