El Niño pode voltar em 2023: entenda como o clima no Brasil vai mudar

Previsões indicam que o atual La Niña já está se dissipando e vai dar lugar para um El Niño ao longo de 2023, o que pode mudar drasticamente o clima em todo o país - especialmente no Sul, Norte e Nordeste.

Previsões indicam que o La Niña está se dissipando e vai dar lugar para um El Niño ao longo de 2023, mudando drasticamente o clima em todo o país.

O ano de 2023 vai se iniciar com uma notícia que muda completamente o panorama climático do Brasil: Tudo indica que o La Niña vai se dissipar e, aos poucos, o El Niño tomará seu lugar, influenciando a estação chuvosa de 2023/2024.

Setores como o agronegócio e a geração de energia estão particularmente apreensivos com a notícia, pois o fenômeno é capaz de alterar o clima em todo o Brasil.

Mas afinal, será que um novo El Niño pode mesmo representar condições adversas e muito negativas para o país? Para responder a esta questão, precisamos primeiro entender sobre o que estamos falando.

O que é El Niño e quais são seus impactos?

Tanto o La Niña (que vem atuando neste momento) quanto o El Niño são ambos partes de um mesmo fenômeno atmosférico-oceânico. O termo técnico que os meteorologistas usam para se referir a ambos os eventos é El Niño Oscilação Sul (ENOS, ou ENSO em inglês).

Mapa de previsão de anomalia da temperatura da superfície dos oceanos para os meses de verão (JFM).
Mapa de previsão de anomalia da temperatura da superfície dos oceanos para os meses de verão (JFM) indicam a presença de um La Niña no Oceano Pacífico Equatorial.

Como o próprio nome sugere, o ENOS é uma oscilação da temperatura da superfície do mar no oceano Pacífico Equatorial. Quando a região está mais quente, caracteriza-se um El Niño; quando está mais frio, uma La Niña.

Geralmente, El Niños se caracterizam por anomalias de +0,5°C ou mais, enquanto La Niñas são caracterizadas por anomalias de -0,5°C ou menos.

Apesar de ocorrer num local relativamente distante do Brasil, essa oscilação acarreta em mudanças climáticas de escala global. Isso significa que as chuvas e as temperaturas no Brasil podem mudar drasticamente graças ao ENOS.

O que as previsões de ENSO indicam para o país?

O gráfico a seguir pode parecer complicado, mas não é. Sua entrada são diversos modelos de previsão dinâmicos e estatísticos rodados ao redor do mundo. A quantidade de modelos prevendo ocorrência de La Niña são somados nas barras azuis; os modelos prevendo neutralidade se somam nas barras cinzas; e os modelos prevendo El Niño nas barras vermelhas.

Gráfico de previsão probabilística de ocorrência de El Niño (barras vermelhas), La Niña (barras azuis) e neutralidade (barras cinzas) para os próximos meses.
Gráfico de previsão probabilística de ocorrência de El Niño (barras vermelhas), La Niña (barras azuis) e neutralidade (barras cinzas) para os próximos meses. Repare na altura das barras vermelhas.

Para os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro (DJF) a barra azul é a mais alta e não há barra vermelha - o que indica que La Niña vai atuar e não há chances de El Niño.

Por volta de Março, Abril e Maio (MAM), a barra vermelha começa a ficar mais alta que a barra azul, o que significa que a probabilidade de ocorrência de El Niño já é maior que La Niña.

Na prática, isso significa que, por volta do trimestre MAM, um El Niño começará a se configurar, e vai se consolidar cada vez mais até o fim de 2023. O fenômeno deve impactar fortemente o clima brasileiro na segunda metade do ano que vem.

Climaticamente, o que podemos esperar da segunda metade de 2023?

Os últimos dois anos foram dominados pela ocorrência de La Niña. Então a primeira coisa a se considerar é que o cenário de 2023 vai mudar bastante. Por outro lado, o ENOS já está sendo estudado há muitos anos e a previsibilidade dos seus impactos é muito boa. Em anos de El Niño, espera-se os seguintes efeitos:

  • Região Sul: Chuvas intensas e frequentes e aumento das temperaturas médias;
  • Região Sudeste: Aumento moderado das temperaturas médias;
  • Região Centro-Oeste: Sem efeitos muito pronunciados, apenas chuvas e temperaturas acima da média no sul do Mato Grosso do Sul
  • Região Nordeste: Diminuição brusca das chuvas e secas severas.
  • Região Norte: Diminuição das chuvas, secas severas, aumento pronunciado de incêndios florestais.

Em outras palavras, o clima beneficiará bastante a região Sul e possivelmente Sudeste, com um aumento das chuvas e da temperatura que são benéficos aos setores do agronegócio e da energia, por exemplo; Mas prejudicará demasiadamente o Norte e o Nordeste, onde as secas podem trazer problemas graves de abastecimento de água.

Pluma de previsões do ENOS pelo modelo ECMWF
A pluma de previsões de ENOS do modelo ECMWF também sugere um aquecimento do oceano Pacífico Equatorial e consequente configuração de El Niño ao longo de 2023.

Vale considerar que há outros fenômenos climáticos em jogo cujos impactos também são importantes. É impossível, no entanto, prever seu comportamento com antecedência superior a alguns meses.

Por isso, conforme os meses avançam, será possível ter uma noção maior de como o ENOS irá interagir com as demais oscilações climáticas e afetar o clima no Brasil. Não deixe de acompanhar as atualizações aqui no site da Meteored | Tempo.com.