Temporais e granizo deixam em alerta parte das regiões S, SE e CO

Nesta semana uma frente fria se desenvolve sobre o Sul levando potencial para temporais e queda de granizo no Centro-Sul. Chuvas aumentam no leste do Nordeste.

Tempestades com granizo
Formação de uma sistema frontal deixa em alerta para temporais com potencial para queda de granizo em parte do Centro-Sul.

A estação de outono está sendo bem caracterizada, com o aumento do avanço das massas de ar frio sobre o Brasil, redução das chuvas na porção Central, aumento das frente frias na Região Sul, o que no momento é uma boa notícia por representar um aumento da frequências de episódios de chuva, e de aumento dos ventos de leste que transportam umidade para o leste do Nordeste.

Para esta semana a previsão aponta para o cenário semelhante, com a atuação desses mesmos elementos, porém, com alertas de temporais com granizo na Região Sul. A seguir confira os destaque e alertas para os próximos dias.

Destaques e alertas

Nesta segunda-feira (11), uma frente fria que estava no Uruguai avança em direção ao Rio Grande do Sul, atingindo o estado a partir da metade da manhã. Por ser um sistema não muito desenvolvido, provoca mais aumento da nebulosidade do que chuva, no entanto, há previsão de chuvas fraca a partir do final da manhã no oeste gaúcho e no decorrer do dia se espalham para a porção central, chegando no leste e na Grande Porto Alegre no período da noite.

Devido à presença desse sistema os ventos de norte ganham intensidade e promovem aumento das temperaturas ao longo do dia e sensação de calor na parte da tarde no Centro-Sul. De qualquer forma, o frio da manhã e a partir do fim do dia se fazem presente. Somente na metade sul do Rio Grande do Sul que faz frio o dia todo.

No Nordeste, como comentado anteriormente, os ventos de leste atuam de forma intensa, transportando umidade para a faixa leste da Região. Devido à formação de da cavados, o tempo fica bastante instável e há previsão de chuvas moderadas que oscilam de intensidade desde o sul da Bahia até a capital Recife.

Na terça-feira (12), uma região de cavado, extensão de uma baixa pressão no norte da Argentina, passa a atuar na Região Sul contribuindo para o desenvolvimento de instabilidades com potencial para temporais e queda de granizo já no início da manhã no oeste do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul. Chuvas de fraca a moderada intensidade na faixa central que vai de leste ao oeste do Rio Grande do Sul e no noroeste do estado.

A partir do início da tarde, o risco de temporais aumenta no oeste, noroeste e sudoeste do Paraná, passando a ocorrer também no oeste catarinense. No Rio Grande do Sul, os alertas para tempestades com granizo ficam para a região Central, Grande Porto Alegre e áreas mais ao sul do leste gaúcho que compreendem Camaquã, Encruzilhada do Sul e Rio Pardo, se estendendo até à noite.

Na quarta-feira (13), a região de cavado evolui para uma área de baixa pressão no oceano ao leste do Rio Grande do Sul. Previsão de chuvas intensas com potencial para alagamentos por toda a manhã no norte gaúcho, meio-oeste e sul de Santa Catarina. No norte do Paraná e no oeste de São Paulo, uma região de cavado também contribui para a ocorrência de temporais.

Na parte da tarde, uma frente fria toma forma sobre o Sudeste e as chuvas de moderada a forte intensidade atingem todo o estado de São Paulo, a metade norte do Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste do Mato Grosso. Na Região Sul, as chuvas diminuem de intensidade e a massa de ar polar passa a atuar aumentando a sensação de frio em todo o território gaúcho.