Temporais e chuvas volumosas continuam no S e se estendem para SP e MS

Nos próximos dias o tempo instável se mantém sobre o Sul e há alerta para temporais e chuvas volumosas nos três estados da Região. No Centro-Norte do Brasil mudanças ocorrem a partir do fim de semana.

Tempo severo para toda a Região Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias. Na próxima semana, as chuvas se concentram no Centro-Norte.

Uma região de cavado sobre o Rio Grande do Sul vem provocando chuva ao longo da madrugada na metade sul e leste do estado. Os acumulados de hoje até o momento são de 43mm em Quarai e de 32mm em Santa Maria, com previsão de aumento até o fim do dia. Na região metropolitana de Porto Alegre, as chuvas passam a atingir com moderada intensidade já pela manhã.

Na tarde desta quarta-feira (16), as chuvas se concentram no centro-leste gaúcho e há alerta de chuva volumosa mais para o fim do período e início da noite. No oeste de Santa Catarina, sudoeste e sul do Paraná há previsão de pancadas a partir do meio da tarde, que podem ocorrer com forte intensidade.

No restante do país, o predomínio é de tempo seco na maioria dos estados, porém há previsão de pancadas isoladas no leste paulista, sul e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. No Centro-Oeste, as chuvas ocorrem somente no norte e oeste do Mato Grosso.

Alerta para temporais e chuvas volumosas

Nesta quinta-feira (17), a região de cavado se intensifica na Região Sul e o dia começa nublado em todo o Rio Grande do Sul e centro-leste de Santa Catarina e do Paraná. Chuvas de moderada intensidade já pela manhã no leste, centro e oeste do Rio Grande do Sul, chuva fraca no leste catarinense e isolada no noroeste do Paraná.

Na parte da tarde, as instabilidades ganham intensidade e há risco de temporais, descargas elétricas e potencial para alagamentos na metade norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, sul e sudoeste do Paraná.

Mais para o fim da tarde, o risco aumenta para a região de Rio Pardo, metropolitana de Porto Alegre, serra, norte e litoral norte gaúchos. Em Santa Catarina, alerta de tempo severo para o sul e meio-oeste do estado. No Paraná, os temporais atingem o centro-sul com maiores volumes previstos para as localidades mais no sul.

Na parte da noite, a região de cavado evolui para uma baixa pressão e se desloca para o leste da Região Sul, o que leva risco de temporais, chuvas volumosas e potencial para transtornos em todo o leste catarinense e do Paraná. Chuvas de moderada intensidade ainda ocorrem na metade norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste e noroeste do Paraná, se estendendo para o sul do Mato Grosso do Sul.

Na sexta-feira (18), o tempo instável se mantém sobre toda a Região Sul com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo pela manhã na metade norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina, sul, sudoeste e centro-leste do Paraná e no estado de São Paulo. Na parte da tarde, alerta para temporais no centro-norte e leste do Paraná e no norte de Santa Catarina. Entre o fim do dia e o início da tarde, os temporais atingem o sul e leste paulista, bem como a metade sul do Mato Grosso do Sul.

Chuvas atingem o Centro-Norte do país

A partir do próximo domingo (20), uma frente fria consegue avançar e provocar chuvas volumosas em boa parte do Sudeste. Esse mesmo sistema contribui para a organização de umidade ao longo da próxima semana em boa parte do Centro-Norte, onde há risco de chuvas volumosas e de temporais no Centro-Oeste, em praticamente todo o Norte, norte do Sudeste e no interior do Nordeste.