Tempo severo: elevado volume, fortes rajadas e granizo no Centro-Sul

A formação de um ciclone extratropical e sua frente fria associada deixam alerta para tempo severo boa parte do Centro-Sul. São esperadas fortes rajadas de vento e queda de granizo.

Alerta de tempo severo
Formação de baixa pressão e frente fria deixa alerta para temporais e granizo no Centro-Sul.

No restante desta semana os principais ingredientes para a ocorrência de tempo severo estarão presentes no Centro-Sul do Brasil, na Argentina, Uruguai e no Paraguai. O processo de formação de uma baixa pressão, que posteriormente terá características de ciclone extratropical, e de uma frente fria contribuem para o aumento das temperaturas e para a ocorrência de intensos temporais.

Quarta-feira: o dia do aquecimento

Com o afastamento da massa de ar frio, que diminuiu as temperaturas ao longo do fim de semana em boa parte do país, e por se tratar de um sistema alta pressão, cuja circulação dos ventos ocorre no sentido anti-horário, o seu deslocamento para o oceano favorece o transporte de umidade e do ar mais frio para o leste do Nordeste, onde o tempo nos próximos dias fica nublado e chuvoso, com alerta de chuvas volumosas na região metropolitana de Salvador.

Por outro lado, a alta pressão contribui para a atuação dos ventos de quadrante norte no Cone-Sul da América do Sul, que acabam sendo potencializados por uma região de cavado ao sul do Uruguai. Assim, como resultado, há o aumento das temperaturas em praticamente todo o Centro-Sul do Brasil, no Paraguai, no norte da Argentina e em todo o território uruguaio.

Ao longo do dia o tempo segue firme, ensolarado e com sensação de calor em boa parte do Centro-Sul, sendo o centro-leste paulista, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com temperaturas amenas. A partir do fim da tarde, passa a chover de fraca à moderada intensidade no Uruguai, leste e norte da Argentina, oeste e região da campanha do Rio Grande do Sul, se espalhando para à região central do estado no decorrer da noite.

Quinta-feira: o dia da formação da baixa pressão

Pela manhã à região de cavado se encontra mais deslocada para norte, contribuindo para chuvas de moderada a forte intensidade no sul paraguaio, no nordeste argentino, oeste e centro-sul gaúchos e no norte uruguaio.

Você pode se interessar: Como se forma o granizo?

A partir do fim da manhã o sistema de baixa pressão começa a tomar forma, representando uma maior convergência sobre o Rio Grande do Sul e, consequentemente, favorecendo o desenvolvimento das instabilidades. Assim, há alerta de chuvas intensas, que podem vir acompanhadas de granizo, a partir do meio da tarde na metade sul, oeste e noroeste do estado.

Mais para o fim do dia, os temporais atingem a região metropolitana de Porto Alegre e o norte gaúcho, com chuvas volumosas ocorrendo ainda no restante do estado, no norte do Uruguai, no nordeste da Argentina e no sul do Paraguai. Condição esta que se estende ao longo da noite e madrugada.

Sexta-feira: a vez da frente fria

No início da sexta-feira, a baixa pressão já está bastante desenvolvida e se pode observar uma frente fria sobre a Região Sul e uma frente quente no sudeste do sistema, se tratando então de um ciclone extratropical.

Saiba mais sobre ciclones: As diferenças entre ciclones

Assim, pela manhã o dia fica nublado com chuvas intensas ocorrendo na metade norte e leste do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, oeste, sul e oeste do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Há potencial para transtornos por alagamentos, inundações, ventos intensos e queda de granizo.

Devido ao avanço do sistema frontal, as chuvas e trovoadas passam a atingir também o norte do Paraná, a metade sul do Mato Grosso do Sul e todo o estado de Santa Catarina a partir do início da tarde. Mais para o fim do dia, as chuvas intensas se mantêm concentradas em todo o território catarinense e regiões do Paraná e passam a atingir o centro-norte do Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo.