Como se forma o granizo?

A chuva de granizo é a precipitação de pedras de gelo. Em alguns casos, essas pedras de gelo podem chegar a ter o tamanho de bolas de tênis, gerando grande estragos! Mas como essas pedras de gelo se formam nas nuvens?!

formação do granizo
Ilustração da formação do granizo em uma nuvem de tempestade, desde sua formação até sua precipitação em direção ao solo.

Granizo é o nome dado às pedras de gelo formadas dentro das grandes nuvens de tempestade, as Cumulonimbus (Cbs), quando precipitam formam as chamadas chuvas de granizo. Mas por que o granizo só se forma nas Cbs? Porque as Cbs possuem um grande desenvolvimento vertical, atingindo os altos níveis da atmosfera onde as temperaturas são abaixo de 0°C, sendo inferiores a -40°C em seu topo, o que as definem como “nuvens frias”. Além disso, nessas nuvens existem correntes de ar subindo e descendo, responsáveis pelo seu desenvolvimento, as correntes ascendentes e descendentes.

As correntes ascendentes carregam as gotículas de água da base da nuvem para os níveis mais altos, ultrapassando a isoterma de 0°C. A partir dessa linha, as temperaturas são negativas e as gotículas podem congelar. Ao congelar as gotículas viram pequenas pedras de gelo e acabam ficando mais pesadas e, portanto, começam a cair, voltando para a base da nuvem. Enquanto caem, outras gotículas de água acabam sendo capturadas pelas pedrinhas de gelo, e congelam ao tocar a sua superfície, dessa forma, a pedra de gelo fica um pouco maior. Em certo ponto, essa pedra de gelo acaba reencontrando a corrente ascendente que novamente a leva para os níveis altos da nuvem, fazendo com que ela faça toda essa trajetória novamente.

As pedras de gelo podem fazer esse sobe e desce várias vezes dentro da nuvem, o que faz com que elas aumentem de tamanho, até que em um momento, seu peso será tão grande que as correntes ascendentes já não conseguem mais mantê-las suspensas, e então elas precipitam! No caminho entre a base da nuvem e o chão elas vão diminuindo de tamanho, pois as temperaturas são mais altas próximas a superfície. Mesmo assim, as vezes o granizo chega a superfície com tamanhos equivalentes ao de uma bola de tênis!

Chuva de granizo no Brasil

No Brasil as chuvas de granizo são mais comuns nos estados da Região Sul e em partes das regiões Centro-Oeste e Sudeste, como Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nessas regiões temos um maior choque entre massas de ar mais frias trazidas pelas frentes frias e as massas de ar quente vindas do norte do país. Esse choque de massas criam as condições ideias para a formação e desenvolvimento vertical das Cbs. Além disso, nessas regiões as Cbs atingem com mais facilidade as temperaturas negativas da atmosfera, criando condições mais propicias a formação de gelo.