Tempo seco e muito quente no SE e CO, com mudança em meados da semana

No início desta semana, o tempo seco e quente predomina o que potencializa a ocorrência de novos eventos de incêndios. Em meados da semana há previsão de mudanças para parte do Sudeste. Confira aqui todos os detalhes e os riscos.

calor
Calor e tempo seco nos próximos dias em todo o Centro-Oeste e Sudeste do país. Expectativa de mudança vem com risco de temporais na quarta-feira.

O processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada traz de volta as chuvas intensas e as tempestades para a Região Sul, como a meteorologista Amanda Souza nos conta nos conta abaixo.

Essa configuração dos sistemas proporciona uma condição pré-frontal para o centro-leste do país, aumentando o escoamento de quadrante norte, que acaba por transportar o ar mais quente do norte do país e, consequentemente, aumentando as temperaturas.

Máximas em torno dos 40°C e umidade do ar muito baixa

Nesta segunda-feira (13), pela manhã há formação de poucas nuvens nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com maior concentração no leste de São Paulo e no sul do Mato Grosso do Sul, devido à influência da região de cavado no Sul. As temperaturas já atingem facilmente valores acima dos 30°C no norte e oeste paulista, na região do Triângulo Mineiro e em praticamente todo o Centro-Oeste.

temperatura máxima
Temperaturas máximas atingem valores próximos dos 40°C no Centro-Oeste e no Sudeste nesta segunda-feira.

A partir da tarde, a concentração de nuvens baixa aumenta no estado de São Paulo, no Mato Grosso do Sul, no sul e oeste de Minas Gerais, mas sem potencial para a ocorrência de chuva. As máximas ficam próximas dos 40°C no centro-norte e oeste de São Paulo e chegando aos 41°C em Coxim, no norte do Mato Grosso do Sul, e em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Na capital paulista, máxima de 35°C, no Rio de Janeiro de 31°C e em Belo Horizonte de 32°C.

Na terça-feira (14), a frente fria já atua entre o Paraná e Santa Catarina e favorece o aumento da nebulosidade no estado de São Paulo e, principalmente, no Mato Grosso do Sul, onde, por volta do fim da manhã e início da tarde, há alerta de tempestades no sul e no oeste do estado. Já no estado de São Paulo o alerta fica entre o fim da tarde e o início da noite na porção oeste e próximas à divisa com o estado do Paraná.

umidade relativa
Umidade relativa do ar muito baixa mantém as condições favoráveis a incêndios.

Em relação às temperaturas, as máximas não atingem valores tão elevados quanto ao dia anterior, mas a sensação de calor e abafamento continuam, juntamente com a baixa umidade do ar, mantendo assim, condições propícias para o surgimento de focos de incêndio.

Meados da semana de mudança, mas somente para parte do Sudeste

Na quarta-feira (15), a frente fria, que estava na Região Sul, chega ao Sudeste, mudando o tempo no sul e leste de São Paulo já pela manhã, levando potencial para fortes rajadas de ventos e tempestades, também na região metropolitana de São Paulo.

Alerta tempestade
Risco de tempestades na quarta-feira deixa em alerta principalmente as áreas entre os estado de SP e do PR

Durante a tarde as chuvas a nebulosidade aumenta em todo o território paulista, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, com chuvas ocorrendo de fraca a moderada intensidade em toda a faixa leste de São Paulo até o território fluminense.

raios, descargas elétricas
Na quarta-feira, tempestade e pancadas isoladas volta a ocorrer no estado de de São Paulo. Através da previsão de raios do modelo ECMWF, pode-se esperar chuvas até na porção central do estado.

Alerta de tempestade somente nas regiões de divisa com o Paraná, no oeste e na região de Bauru e Marília. Pancadas isoladas, podem ocorrer em regiões do interior mais para o norte e leste de São Paulo.