Tempo instável e frio em parte do S e SE e mudanças no NE

Nos próximos dias o avanço de uma frente fria provoca mudanças em parte do Nordeste. No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, tempo nublado e frio. Já no Rio Grande do Sul, mudança no fim da semana.

Frio e chuva serão destaque para parte das regiões Sul e Sudeste. Frente fria provoca mudanças no leste da Bahia.

Nos próximos dias uma frente fria que vem atuando sobre o Sudeste, consegue avançar e provocar mudanças em parte do Nordeste. No entanto, uma massa de ar polar, além provocar frio, mantém o tempo úmido em parte das regiões Sul e Sudeste. Mais para o fim da semana, uma região de cavado, que é o prolongamento de uma baixa pressão, provoca mudanças no Rio Grande do Sul, evoluindo para um ciclone extratropical durante o fim de semana.

A seguir confira os destaques da previsão do tempo até a sexta-feira (06) e a tendência para o fim de semana.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (04), o tempo se mantém nublado e frio desde o oeste do Paraná até o leste paulista e o Rio de Janeiro, passando pelo norte e leste de Santa Catarina. Há previsão de chuva fraca a moderada na parte da tarde na região serra do Rio de Janeiro. No norte pioneiro do estado do Paraná, há chance de pancadas isoladas no fim da tarde. Já no oeste e sul catarinenses e no estado do Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina e faz bastante frio ao longo do dia.

No Centro-Oeste, mudanças somente no Mato Grosso do Sul. A presença da frente fria no Sudeste contribui para uma atmosfera mais instável e para a ocorrência de pancadas isoladas na região metropolitana de Campo Grande e no leste do estado por volta do fim da tarde e noite. Os ventos de sul trazem alívio ao calorão. Já nas demais áreas da Região, sol e calor, com máximas que ultrapassam os 40°C no Mato Grosso.

Na quinta-feira (05), a massa de ar polar, que está no Uruguai e Rio Grande do Sul, promove a atuação de ventos de sul e sudeste que transportam umidade para o leste paulista e o Rio de Janeiro, deixando o tempo nublado com chuva fraca e sensação de bastante frio. No Espírito Santo e sul da Bahia, a presença da frente fria provoca chuvas mais volumosas, mas não trazem riscos para transtornos.

Já no Paraná, a presença de um cavado mantém o tempo instável em todo o estado, com ocorrência de chuva de fraca a moderada intensidade pela manhã e na primeira parte da tarde. O mesmo sistema deixa o dia nublado em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, porém, não há previsão de chuva. No restante do estado gaúcho o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens na faixa leste. Temperaturas baixas e sensação de bastante frio em toda a Região.

A sexta-feira (06) será o dia da mudança. Na Região Sul o cavado se desloca para sul e provoca chuvas de moderada a forte intensidade já pela manhã no norte do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Na parte da tarde, o tempo fica mais firme nessas áreas e passa a chover na metade sul do Rio Grande do Sul, com chuvas atingindo a região metropolitana de Porto Alegre a partir do fim do dia e noite. No leste catarinense e do Paraná o dia fica nublado e frio a longo do dia.

Na faixa leste que vai do sul de São Paulo até o sul da Bahia, a massa de ar polar continua a contribuir para o transporte de umidade e de frio, deixando o tempo nublado com ocorrência de chuva fraca na porção litorânea. Em Porto Seguro e nas áreas próximas, a frente fria deixa o dia chuvoso e com sensação de frio.

O fim de semana

No sábado (07), a região de cavado evolui para um sistema de baixa pressão (ciclone extratropical). No Rio Grande do Sul, o dia fica nublado e chuvoso, com chuvas volumosas no fim da tarde no sul dei estado. Nos demais estados da Região Sul, o sol aparece entre muitas nuvens e sem previsão de chuva. No Sudeste, o tempo fica firme em boa parte da Região, com exceção para o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo, onde o dia fica nublado. Mesma condição para o sul da Bahia e região de Salvador, porém, com previsão de chuva fraca a moderada.

No domingo (08), o dia continua nublado em todo o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com chuva prevista para o litoral sul catarinense e metade sul gaúcho. No restante da Região Sul e no Sudeste, o tempo fica firme e faz calor. Já no leste da Bahia, o tempo continua instável e com chuva moderada entre Porto Seguro e Salvador.