Tempo fim de semana: chuvas irregulares em boa parte do Brasil

Umidade volta às regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas as chuvas ainda ocorrem na forma de pancadas isoladas. Na Região Sul e nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro são esperados os maiores volumes.

Chuvas continuam a ocorrer de forma isolada em boa parte do país. Chuvas mais abrangentes somente no Norte e no Sul.

Uma frente fria chegou ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (03) trazendo alívio ao calorão em todo o estado e, mais para o fim do dia nos demais estados da Região e no estado de São Paulo. As máximas ficaram em torno dos 40°C na tarde de ontem desde Florianópolis até o Rio de Janeiro, onde neste último foi registrada a temperatura de 41°C, a mais elevada desde 2015. Mas como será o fim de semana? Será que as chuvas vão ser abrangentes? E o calorão vai retornar?

Previsão do tempo

Neste sábado (05) bastante nebulosidade em boa parte da Região Sul, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo já pela manhã no oeste, norte e leste do Paraná. Norte e leste de Santa Catarina também recebem chuvas na primeira parte do dia. Na parte da tarde, as chuvas se espalham mais pela Região e ocorre na metade norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste e norte de Santa Catarina e em todo o do Paraná, onde há alerta de chuva forte no leste do estado.

No Sudeste e Centro-Oeste, o dia começa com bastante nebulosidade em boa parte dessas regiões, com tempo firme no norte e oeste do Mato Grosso, e no norte dos estados de Goiás e de Minas Gerais. Pela manhã há previsão de chuvas isoladas que podem ocorrer com moderada intensidade no sul do Mato Grosso, metade leste e sul do Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo. Já no restante do estado paulista e no sul de Minas Gerais, chance baixa de chuva fraca. Já na parte da tarde, as chuvas ocorrem com maior intensidade, porém de forma isolada na metade sul e oeste de Minas Gerais, em Goiás, na metade oeste e sul do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo. Chuvas mais abrangentes somente no leste paulista e no Rio de Janeiro.

No Norte e no Nordeste, as chuvas se mantém concentradas nas áreas mais ao norte, principalmente no Amapá, no Pará e no Maranhão, onde as chuvas ocorrem ao longo do dia e acumulando volumes elevados. No restante da Região Norte as chuvas ocorrem mais na parte da tarde e de forma isolada. Já na porção central do Nordeste o tempo segue firme e ensolarado.

No domingo (06) o destaque fica para as chuvas no Sul do Brasil. O dia fica com bastante nebulosidade e há previsão de chuvas isoladas pela manhã na metade norte do Rio Grande do Sul e no centro-leste dos demais estados. Na parte da tarde, instabilidades que formam na Argentina e no Paraguai, se deslocam em direção a Região provocando temporais em todo o estado gaúcho e no oeste do Paraná e de Santa Catarina.

No Sudeste, as chuvas se concentram no estado de São Paulo, mas ainda ocorrem na forma de pancadas na parte da tarde. No restante da Região, somente o leste de Minas Gerais recebe chuva. As temperaturas voltam a aumentar, intensificando a sensação de abafamento. No Centro-Oeste, as chuvas se tornam mais abrangentes e ocorrem em toda a Região. No restante do país, a faixa norte do Nordeste e da Região Norte recebem chuvas mais intensas, mas não há potencial para transtornos.