Tempestades no Sul e padrão de outono no Centro-Sul na virada de mês

Bloqueio atmosférico finalmente deixa de atuar e primeira massa de ar frio mais intensa do ano avança pelo Centro-Sul, proporcionando dias típicos de Outono na transição do mês na Região Sul e parte do Sudeste.

tempestade no RS
Cavado provoca tempestades desde a madrugada desta sexta-feira (26). Sistema da origem a um sistema frontal nos próximos dias.

Uma frente fria que está em processo de formação avança nesta sexta-feira (26) em direção ao Rio Grande do Sul e no início da manhã temporais podem ocorrer na metade sul do estado. A partir da tarde, o sistema provoca chuvas intensas em todas as regiões gaúchas e há risco de temporais localizados no meio-oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná.

Fim de semana ainda será de chuvas no Sul e de muito calor no Centro-Sul. Mudança de padrão ocorrer no início da próxima semana com o avanço de uma massa de ar frio intensa.

No Sudeste, a formação de um pequeno cavado possibilita a formação de instabilidades que podem provocar pancadas muito isoladas e de curta duração no sul de Minas Gerais, no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Chuvas expressivas ocorrem em toda a faixa norte nordestina, nordeste do Pará e no leste do Amapá, devido à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

No entanto, o destaque é o calor que atinge todo o Brasil Central e o Centro-Sul, proporcionando sensação de abafamento, principalmente na Região Sul, no leste paulista e no Rio de Janeiro, por conta da umidade elevada.

No sábado (27), a frente fria atua sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuvas ao longo do dia desde o oeste, Região Central e leste do estado, e a partir da tarde em todo o estado, em todas as regiões catarinenses, sul, centro-norte e leste do Paraná, e no sul de São Paulo. Há potencial para temporais e chuvas intensas, principalmente no território gaúcho onde são esperados os maiores acumulados. No restante do país, sem grandes mudanças, apenas redução da intensidade das chuvas no norte da Região Nordeste.

No domingo (28), o potencial de chuvas diminui, mas ainda há alerta para temporais no norte e leste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina pela manhã. A partir da tarde, as chuvas ocorrem de forma isolada e continuam a atingir o norte gaúcho e, agora, todo o território catarinense. No Norte e no Nordeste, as chuvas continuam a ocorrer, porém de forma mais irregular.

O avanço da primeira massa de origem polar do ano

Na segunda-feira (29), os ventos de quadrante sul passam a transportar o ar mais frio de uma massa de ar mais ao sul do Atlântico e as temperaturas já ficam mais amenas no Rio Grande do Sul. Já a partir de Santa Catarina, as temperaturas continuam elevadas e a sensação de abafamento é mais intensa, principalmente na faixa leste que vai até o Rio de Janeiro.

Na terça-feira (30), a massa de ar frio intenso já se aproxima mais do Sul do país e os ventos do sul já conseguem transportar o ar mais frio até o leste paulista. Sensação de frio para o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, e agradável para a faixa leste catarinense até o Rio de Janeiro.

Na quarta (31) e quinta-feira (01), o ar frio consegue avançar mais para norte atuando até o sul de Minas Gerais. Do Rio Grande do Sul até o sul Mineiro, passando pelo Rio de Janeiro, sensação de frio pela manhã e amena no período da tarde, o que se faz necessário a utilização de casacos no início pela manhã e a retirada dos mesmos ao longo do dia, a verdadeira moda cebola, típica das estações de transição.