Tempestades no Sul e padrão de outono no Centro-Sul na virada de mês
Bloqueio atmosférico finalmente deixa de atuar e primeira massa de ar frio mais intensa do ano avança pelo Centro-Sul, proporcionando dias típicos de Outono na transição do mês na Região Sul e parte do Sudeste.

Uma frente fria que está em processo de formação avança nesta sexta-feira (26) em direção ao Rio Grande do Sul e no início da manhã temporais podem ocorrer na metade sul do estado. A partir da tarde, o sistema provoca chuvas intensas em todas as regiões gaúchas e há risco de temporais localizados no meio-oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná.
No Sudeste, a formação de um pequeno cavado possibilita a formação de instabilidades que podem provocar pancadas muito isoladas e de curta duração no sul de Minas Gerais, no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Chuvas expressivas ocorrem em toda a faixa norte nordestina, nordeste do Pará e no leste do Amapá, devido à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
No entanto, o destaque é o calor que atinge todo o Brasil Central e o Centro-Sul, proporcionando sensação de abafamento, principalmente na Região Sul, no leste paulista e no Rio de Janeiro, por conta da umidade elevada.
#BomFimdeSemana
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) March 26, 2021
️Processo de formação de frente fria leva potencial para temporais na Região Sul. No restante do país, chuvas expressivas somente na Região Norte e no norte do Nordeste.
️ Para mais mapas de previsão:https://t.co/qcoBdYuFMS pic.twitter.com/REfZbiON8l
No sábado (27), a frente fria atua sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuvas ao longo do dia desde o oeste, Região Central e leste do estado, e a partir da tarde em todo o estado, em todas as regiões catarinenses, sul, centro-norte e leste do Paraná, e no sul de São Paulo. Há potencial para temporais e chuvas intensas, principalmente no território gaúcho onde são esperados os maiores acumulados. No restante do país, sem grandes mudanças, apenas redução da intensidade das chuvas no norte da Região Nordeste.
#Calor #FimdeSemana
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) March 26, 2021
️ Massa de ar quente se mantém no Centro-Leste do país, intensificando a sensação de calor nos próximos dias. A parti do domingo (28), os ventos de sul possibilitam a incursão de um ar mais frio no estado do RS. pic.twitter.com/xxAx3l2Quh
No domingo (28), o potencial de chuvas diminui, mas ainda há alerta para temporais no norte e leste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina pela manhã. A partir da tarde, as chuvas ocorrem de forma isolada e continuam a atingir o norte gaúcho e, agora, todo o território catarinense. No Norte e no Nordeste, as chuvas continuam a ocorrer, porém de forma mais irregular.
O avanço da primeira massa de origem polar do ano
Na segunda-feira (29), os ventos de quadrante sul passam a transportar o ar mais frio de uma massa de ar mais ao sul do Atlântico e as temperaturas já ficam mais amenas no Rio Grande do Sul. Já a partir de Santa Catarina, as temperaturas continuam elevadas e a sensação de abafamento é mais intensa, principalmente na faixa leste que vai até o Rio de Janeiro.
Na terça-feira (30), a massa de ar frio intenso já se aproxima mais do Sul do país e os ventos do sul já conseguem transportar o ar mais frio até o leste paulista. Sensação de frio para o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, e agradável para a faixa leste catarinense até o Rio de Janeiro.
#Frio #Outono
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) March 26, 2021
️ A partir da próxima segunda-feira (29) uma massa de ar frio intensa derruba as temperaturas em parte do Centro-Sul, com risco de geada para as áreas mais elevadas da Região Sul. O frio também chega em meados da semana no leste paulista e no RJ. pic.twitter.com/o1GeZ7d6vy
Na quarta (31) e quinta-feira (01), o ar frio consegue avançar mais para norte atuando até o sul de Minas Gerais. Do Rio Grande do Sul até o sul Mineiro, passando pelo Rio de Janeiro, sensação de frio pela manhã e amena no período da tarde, o que se faz necessário a utilização de casacos no início pela manhã e a retirada dos mesmos ao longo do dia, a verdadeira moda cebola, típica das estações de transição.