Temperaturas sobem e sensação de calor retorna ao Sul do Brasil. Algumas áreas têm previsão de pancadas de chuva

Com a desconfiguração da ZCAS, os ventos de leste não influenciam mais as condições meteorológicas na Região Sul. As chuvas diminuem e as temperaturas voltam a subir nos três estados. Confira os detalhes da previsão.

Com o estabelecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma massa de ar frio passou a influenciar o tempo na Região Sul, proporcionando uma condição de temperaturas mais amenas para boa parte do estados, principalmente para as áreas do leste do Paraná, de Santa Catarina até o sul do Rio Grande do Sul.

Além disso, os ventos de leste foram favorecidos, os quais transportavam umidade do oceano para as áreas do leste e a formação de uma região de cavado potencializou os eventos de chuva. Na última sexta-feira (26), trombas d’água foram registradas no leste de Santa Catarina, na região de Florianópolis.

No fim de semana, já se observou um enfraquecimento do padrão atmosférico, o que diminuiu o potencial de precipitação da Região Sul. A previsão para ao longo da semana é de pouca chuva, que ocorrem na forma de pancadas isoladas, e de aumento das temperaturas, trazendo de volta a sensação de calor, que não devem ser extremas.

Confira a seguir os mapas e detalhes da previsão do tempo para chuva e padrão de temperatura.

Qual a previsão de chuva?

A segunda-feira (29), ainda sobre a influência de uma baixa pressão no oceano, que estimula a formação de nuvens no leste da Região Sul. Pela manhã, o tempo firme predomina em boa parte dos estados, com nebulosidade variável no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul, na porção central e norte de Santa Catarina e no leste do Paraná. No entanto, no leste gaúcho, entre Pelotas e a região metropolitana de Porto Alegre, há previsão de chuva fraca.

descargas elétricas
Previsão de descargas elétricas para a tarde da segunda-feira, 29 de janeiro.

No período da tarde, instabilidades se formam e se espalham pela metade leste da Região Sul. Entre o meio e o fim da tarde, há previsão de pancadas isoladas no leste do Rio Grande do Sul, no centro e faixa leste de Santa Catarina, na porção central e leste do Paraná. Não se descarta o risco de tempestades pontuais, principalmente no leste catarinense e nas proximidades de Porto Alegre.

Não há potencial de eventos extremos, mas as pancadas de chuvas previstas podem ocorrer com forte intensidade.

Na terça-feira (30), o potencial de chuva reduz bastante e o tempo firme predomina durante boa parte do dia em praticamente toda a Região Sul. Ao longo do dia, maior concentração de nuvens e nebulosidade variável nas áreas do leste, com tempo mais fechado no leste de Santa Catarina e litoral do Paraná no período da tarde até o início da noite, quando há potencial de chuva fraca ou chuvisco ocorrendo de forma pontual.

Na quarta-feira (31), mais um dia de tempo firme, durante boa parte do dia e em praticamente toda a Região Sul. Somente entre o meio da tarde e o início da noite, há previsão de pancadas isoladas no norte de Santa Catarina, no leste e norte do Paraná, incluindo a região de Curitiba e descartando a porção do litoral. Há potencial para tempestades pontuais.

descargas elétricas
Previsão de descargas elétricas para a tarde da quarta-feira, 31 de janeiro.

Na quinta-feira (01) e na sexta-feira (02), o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens no leste de Santa Catarina e do Paraná, devido à circulação fraca de leste/sudeste e da formação de uma região de cavado, que contribui para chuvas de fraca intensidade e muito pontuais entre o meio da tarde e o início da noite.

previsão de chuvas na Região Sul
Acumulado de precipitação até a sexta-feira, 02 de fevereiro, não apresenta volumes expressivos, que não excedem os 50 mm.

No fim de semana, a tendência é de aumento da intensidade das chuvas no leste de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná.

Qual o padrão da temperatura?

O início da semana, ainda será de temperaturas mais amenas, principalmente no sul e leste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná, onde as máximas variam de 24 a 26°C, de 26 a 27°C e de 22 a 24°C, respectivamente. Nas regiões mais elevadas catarinenses e gaúchas, as máximas variam de 21 a 23°C.

temperaturas
Temperaturas máximas previstas para a segunda-feira, 29 de janeiro.

Nas restante do Rio Grande do Sul, no oeste e centro-norte do Paraná, as temperaturas podem chegar aos 28 e 31°C.

As temperaturas começam a aumentar mais a partir da quarta-feira (31), com máximas no de até 27°C no leste do Rio Grande do Sul, de 28°C no leste de Santa Catarina e de 26°C no sul e leste do Paraná. No interior, as temperaturas já variam de 27 a 30°C, com o norte e oeste paranaenses podendo registrar até 32°C.

No restante da semana, o calor aumenta favorecendo a sensação de abafamento, com temperaturas de até 30°C na região de Porto Alegre e variando de 28 a 33°C do Sul, Centro e Campanha até o Norte, Oeste e Missões no Rio Grande do Sul.

calor verão
Temperaturas máximas previstas para a sexta-feira, 02 de fevereiro. O modelo ECMWF prevê máximas de até 36°C no noroeste e oeste do Paraná.

Em Santa Catarina, as máximas variam de 26 a 28°C no centro-leste e, no oeste, podem chegar aos 30°C. No Paraná, litoral e região de Curitiba com sensação amena de 24 a 25°C, mas, no interior, as temperaturas variam de 28 a 36°C, com maiores valores no oeste e noroeste do estado.

Não se trata de temperaturas extremas, mas a sensação de calor retorna para boa parte da Região Sul. No fim de semana e no início da semana seguinte, a sensação térmica volta a arrefecer.