Temperaturas em elevação e formação de frente fria no Sul

No decorrer do fim de semana uma frente fria se forma no Sul, deixando o tempo instável em parte da Região. No restante do país, o sol predomina e as temperaturas ficam mais elevadas.

Muitas nuvens no Rio Grande do Sul e temperaturas em elevação. No restante do país o tempo firme predomina.

A atuação de uma região de cavado no Sul vem provocando chuva localizada durante a madrugada no oeste de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. A atuação dos ventos de norte em toda a Região Sul, já proporcionou mínimas mais elevadas com valores entre 10 e 19°C. Somente nas áreas de serra que as mínimas atingiram valores entre 8 e 9°C, segundo os dados do Inmet. Para efeitos de comparação, na quinta-feira (27) as mínimas no Rio Grande do Sul chegaram a valores negativos nas áreas mais ao sul e, no restante do estado, foram registradas mínimas entre 0 e 10°C.

Durante o fim de semana o processo de formação de uma frente fria sobre a Região Sul começa no sábado (29), com o sistema formado no domingo (30). Os ventos de norte continuam a promover aumento em boa parte do Centro-Sul. A seguir vamos aos detalhes.

Previsão para o fim de semana

O sábado (29) começa com bastante nebulosidade em todo o Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de forma isolada. No decorrer da manhã as instabilidades perdem força e a chance de chuva diminui. A partir do meio da tarde, um sistema de baixa pressão se forma no Uruguai e, no fim do dia e durante a noite, chove com moderada a forte intensidade no Oeste, Campanha e Sul. Na região metropolitana de Porto Alegre há previsão de chuva menos intensa. As temperaturas ficam mais elevadas e a sensação é de abafamento na porção mais central e no leste do estado.

Nos demais estados da Região Sul, no Centro-Oeste e em praticamente todo o Sudeste, a previsão é de tempo firme e ensolarado, com temperaturas mais elevadas e com sensação de calor. Somente no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, que os ventos que sopram do oceano, deixam o tempo nublado e com ocorrência de chuva fraca e isolada.

No domingo (30) a frente fria já está formada e atuando sobre o Rio Grande do Sul. O dia fica nublado e com chuva na metade norte e leste do território gaúcho, com chuvas de moderada intensidade ocorrendo durante boa parte do dia. Na parte da tarde há risco de temporais no nordeste e na região metropolitana de Porto Alegre. Nas áreas mais ao sul e no extremo oeste, o tempo fica nublado e bastante frio. Em Santa Catarina, o sistema deixa o tempo nublado no meio-oeste e sul do estado, com previsão de chuva forte mais para o fim da tarde e noite. Nas demais regiões catarinenses e no estado do Paraná, o tempo segue firme e ensolarado, com temperaturas elevadas e sensação de calor.

No Centro-Oeste e no Sudeste, sem grandes mudanças. O tempo seco, ensolarado e quente se mantém, com exceção para o Espírito Santo, onde os ventos de leste continuam a transportar umidade para o estado. Assim, o tempo segue nublado e com chuva, sendo mais intensas pela manhã e sem potencial para transtornos.

Massa de ar polar intensa na próxima semana

Por volta da quarta-feira (03) uma massa de ar polar intensa, mais forte que a dos últimos dias, passa a atuar sobre a Região Sul. Esse sistema consegue avançar e derruba as temperaturas em boa parte do país. Ainda é difícil determinar os valores de temperatura, mas já se pode afirmar que o frio irá chegar até o sul e oeste da Região Norte e na Bahia.