Temperaturas aumentam muito nos próximos dias. Até quando vai o bloqueio?

Um bloqueio atmosférico se estabeleceu e irá permanecer por vários dias e proporcionar dias com temperaturas bastante elevadas em boa parte do país. O calor em pleno inverno se espalha até a Região Sul. Mas até quando vai o bloqueio atmosférico? Saiba aqui.

calor; aumento das temperaturas; Sul; Sudeste
Bloqueio atmosférico se estabelece e proporciona mais um evento de calor durante o inverno em boa parte do país.

O mês de julho vem se comportando como o mês mais quente deste inverno até então, devido à formação de um bloqueio atmosférico no início do mês, que manteve os sistemas frontais mais atuantes sobre o estado do Rio Grande do Sul, dificultando o avanço de massas de ar polar e, consequentemente, favorecendo a atuação de ventos de norte, que acabaram por transportar o ar mais quente no centro-norte para o centro-sul do país.

O bloqueio se rompeu e permitiu o avanço de uma frente fria e de uma massa de ar polar, proporcionando chuvas intensas e temporais, e o primeiro episódio de frio mais intenso de julho, por volta dos dias 15 e 16.

No entanto, outro padrão de bloqueio atmosférico se formou nesta semana e promete durar até o fim do mês, proporcionando aumento das temperaturas e episódios de chuvas mais pontuais e passageiros somente em parte do Rio Grande do Sul.

O calor se espalha por boa parte do país em pleno inverno

Nesta quarta-feira (20), a massa de ar polar que vem atuando no oceano e ainda influenciando o tempo no leste da Região Sul e do Sudeste, começa a se afastar com maior intensidade e não mais influencia o país a partir do fim do dia. Assim, nos próximos dias, com o padrão de bloqueio estabelecido, o escoamento de norte predomina e o ar mais quente é transportado para a porção centro-sul do país.

bloqueio atmosférico e calor
Anomalias de precipitação e temperatura para a segunda quinzena de julho, segundo o modelo ECMWF.

Até o próximo fim de semana, as temperaturas passam dos 30°C desde o norte e noroeste do Paraná e centro-norte de São Paulo até a Região Norte e interior do Nordeste. No entanto, as capitais do Sudeste podem registar máximas próximas dos 30°C no domingo (24).

Já na Região Sul, o aumento das temperaturas mais efetiva ocorre a partir do início da próxima semana, com máxima chegando próximo dos 30°C também no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Em Curitiba, as condições ficam mais amenas e as máximas ficam em torno dos 25°C. Em Florianópolis, máximas de 26°C e em Porto Alegre, as temperaturas podem chegar aos 27°C.

No Centro-Oeste e na Região Norte, não há novidades com as temperaturas passando facilmente dos 30°C e podendo atingir valores próximos dos 40°C nas localidades mais próximas da fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Até quando vai o bloqueio atmosférico?

Na primeira semana de agosto a tendência aponta para a quebra do bloqueio com o avanço de uma frente fria pela Região Sul. O mapa de anomalia de precipitação para o período de 01 a 08 de agosto mostra valores positivos que correspondem à atuação do sistema frontal. Ainda não há como dizer se as chuvas serão volumosas, mas a probabilidade de eventos tempestivos é elevada devido ao contraste térmico.

chuvas em Agosto
Anomalia de precipitação para a primeira semana de agosto, segundo o modelo ECMWF.

O que reforça a mudança de padrão é o avanço de uma massa de ar frio que pode chegar até as regiões Centro-Oeste e Sudeste, o que é representado pelas anomalias de temperatura negativas na segunda semana de agosto.

ECMWF temperatura
Anomalia de temperatura para a segunda semana de agosto, segundo o modelo ECMWF.

Até o momento a expectativa é de que não haja à formação mais formações de bloqueio nas semanas seguintes, mas isso não significa que haverá precipitação expressiva.