Sudeste vai enfrentar forte redução das chuvas e aumento das temperaturas

A primeira metade de março foi marcada pela persistência das chuvas em boa parte do Sudeste, o que gerou transtornos. Agora a chuva reduz e se torna irregular na região. Saiba como fica o tempo nos próximos dias.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) choveu muito na primeira metade do mês de março em áreas da região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo, o que gerou transtornos, prejuízos e até mortes inclusive na capital. Das cidades que mais registraram chuva nesse mês, a que mais se destacou foi Iguape com 249 milímetros de chuva registrados.

Para a segunda quinzena de março, a expectativa é de uma mudança no padrão de chuvas no Sudeste. Após a chuvarada dos últimos dias, até com maior predomínio de nebulosidade e temperaturas amenas, o calorão estará de volta junto com a maior presença do sol nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Ainda tem previsão de chuva? Tem, porém de forma irregular, mal distribuída e com menores acumulados. Para esses próximos dias, a chuva ainda pode ser um pouco mais organizada no extremo oeste paulista, assim como em áreas do Triângulo Mineiro e sul de Minas, mas na maior parte da região, em especial na faixa leste, são esperadas pancadas mais isoladas e menos expressivas daqui pra frente.

youtube video id=gN_u1zKh-lA

De forma mais estendida, um padrão de bloqueio atmosférico pode se instalar na reta final do mês, deixando o tempo seco em boa parte do centro-sul do país, inclusive no Sudeste que terá tempo firme na maior parte da região até o começo do mês de abril pelo menos.