Sudeste em alerta! Volumes podem chegar aos 200 mm até o fim da semana

Muitas chuvas estão previstas para a Região Sudeste nos próximos dias. Com as chuvas realizadas, as que estão por acontecer, os acumulados podem chegar aos 200 mm até a próxima sexta-feira. Confira mais detalhes da previsão do tempo e os alertas.

alerta chuvas volumosas são paulo rio de janeiro minas gerais
Chuvas aumentam na porção centro-leste do Brasil, com maiores acumulados e potencial de transtornos na Região Sudeste.

No início desta primeira semana de 2023, uma frente fria se formou no Rio Grande do Sul e avançou até o estado do Paraná, contribuindo para chuvas intensas e temporais em boa parte da Região Sul.

Ao mesmo tempo, uma região de cavado e a atuação da Alta da Bolívia favoreceram o desenvolvimento de instabilidades e também para a ocorrência de de chuvas de até forte intensidade e temporais no Centro-Oeste e na Região Sudeste.

No entanto, é na Região Sudeste que são registrados os maiores acumulados e há o maior potencial para transtornos.

Alertas e destaques da previsão do tempo

Nesta quarta-feira (04),o sistema frontal ganha reforço de uma área de baixa pressão entre os estados de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, contribuindo para chuvas isoladas no centro-norte, oeste e leste até a região da capital no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e região central de Minas Gerais. A precipitação pode ocorrer com até forte intensidade no oeste e norte paulistas e na região do Triângulo Mineiro.

Muita atenção nas estradas e evite os períodos com previsão de maior taxa de precipitação e risco de temporais.

A partir da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e se espalham pelo Sudeste. No estado de São Paulo, há alerta de chuvas muito intensas e de temporais. Em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, chove de forma mais isolada, mas há potencial para a ocorrência de intensos temporais. Essa condição se mantém no período da noite.

Devido à forte intensidade e persistência das chuvas, há elevado potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

Na madrugada de quinta-feira (05), as chuvas continuam com fraca a moderada intensidade em todo o estado de São Paulo e de forma mais abrangente, mas com fraca intensidade, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e na Região do Triângulo Mineiro.

No período da manhã, a precipitação continua da mesma forma, até se observar uma redução. No entanto, é a partir da tarde que as instabilidades voltam a se desenvolver em todo o Sudeste. Alerta de temporais para toda a Região, com chuvas mais intensas e abrangentes ocorrendo no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro.

No período da noite, a faixa de chuva mais intensa se desloca um pouco mais para o norte e se concentra no norte e leste paulistas, no centro-sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro. No oeste de São Paulo, as chuvas cessam.

Na madrugada da sexta-feira (06), as chuvas de até forte intensidade ainda ocorrem nas mesmas áreas da noite anterior. No período da manhã, há pouca diferença no canal de umidade, somente mais para o fim do período que as chuvas ganham intensidade e instabilidades passam a se formar no restante de Minas Gerais e no Espírito Santo.

No estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro, a primeira semana de janeiro pode acumular de 70 a 80% do volume esperado para o mês.

A partir da tarde, novamente há a intensificação da precipitação e há alerta de temporais e de chuvas intensas em praticamente toda a Região Sudeste, com exceção da porção central, oeste e sul de São Paulo.

As chuvas intensas continuam no período da noite, mas há interrupção em boa parte do estado de São Paulo, com continuidade de fraca intensidade no nordeste paulista.

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu alerta de elevado acumulado de precipitação até a sexta-feira (06):