Alerta de mais chuvas volumosas e tempestades para o Sudeste e Centro-Oeste

Uma virada no tempo é esperada no meio desta semana nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil! A chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical provocarão muitas chuvas e tempestades severas nessas regiões.

Previsão chuvas Sudeste Centro-Oeste
O restante da semana deverá ser de muita chuva em grande parte dos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

A primeira semana de 2023 começou com um padrão bem típico de verão em quase todo o Brasil, com a combinação do calor e alta umidade do ar contribuindo para a formação de chuvas e temporais em diversas regiões, principalmente na porção Centro-Norte do país. Já na região Sul a passagem de uma frente fria contribuiu para o retorno das chuvas, principalmente nas cidades mais a oeste dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Essa frente fria continuará a provocar chuvas pela região Sul do Brasil até quarta-feira (4), quando esta já estará mais deslocada para norte atuando entre os estados do Paraná e São Paulo. A partir de quarta o escoamento dessa frente fria, somado a presença de uma cavado em médios níveis, contribuirá para a formação de um novo ciclone extratropical próximo à costa dos estados do Paraná e São Paulo. Esse ciclone estará associado a uma nova frente fria que ajudará a canalizar a umidade sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, provocando muitas chuvas nessas regiões no restante da semana!

Previsão para o Centro-Oeste

Em grande parte dos estados da região Centro-Oeste as chuvas têm ocorrido em forma de pancadas isoladas devido ao forte calor e a presença de umidade vinda da região amazônica. A exceção é a porção sudeste do Mato Grosso do Sul, que já registra chuvas mais generalizadas e persistentes devido ao efeito que precede a chegada da frente fria - chamado de pré-frontal.

Atenção: altos acumulados de chuva são esperados entre quarta (4) e sexta (6) em grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, podendo se estender até o final de semana!

Na terça-feira (3) as condições deverão ser parecidas com as registradas nesta segunda, com pancadas de chuvas podendo ocorrer em grande parte da região no período da tarde. Sobre o Mato Grosso do Sul há grandes chances de ocorrência de tempestades severas, principalmente entre a noite de terça e manhã de quarta-feira, devido a aproximação da frente fria. A quarta-feira deverá ser chuvosa e com o céu encoberto em grande parte do estado.

A formação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria serão os principais responsáveis pelo grande volume de chuvas a partir de quarta-feira nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

A partir de quinta (5) as instabilidades deixarão de ocorrer sobre o Mato Grosso do Sul e passarão a se concentrar entre o leste de Mato Grosso e grande parte de Goiás e Distrito Federal. Cenário que deverá se manter na sexta-feira (6).

Previsão para o Sudeste

Na tarde de hoje, o oeste dos estados de São Paulo e de Minas Gerais registraram pancadas de chuvas fortes e isoladas devido principalmente ao efeito do aquecimento diurno e a grande concentração de umidade nessas regiões.

São esperados acumulados de chuva da ordem de 100 a 150 mm na porção centro-norte e leste de São Paulo, oeste e sudeste de Minas Gerais e partes do Rio de Janeiro até sexta (6). Em alguns pontos os acumulados poderão superar os 200 mm!

Amanhã o dia deverá começar mais estável e durante o dia espera-se o aumento das temperaturas, as maiores a serem registradas nesta semana, devido a atuação dos ventos de norte associados às condições de pré-frontal. Com o calor, são esperadas novamente pancadas de chuva isoladas durante a tarde de terça, que poderão ser de intensidade moderada a forte, em toda a região Sudeste.

As previsões indicam acumulados acima de 100 e 150 mm em toda região Sudeste e grande parte do Centro-Oeste até sexta-feira (6).

Na quarta-feira, a frente fria avança com mais força sobre o Sudeste provocando tempestades e chuvas generalizadas. Essas chuvas deverão ocorrer ao longo de todo o dia pelo estado de São Paulo e entre o período da tarde e noite nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os maiores acumulados são esperados para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com uma atenção especial ao litoral desses estados e região serrana.

Devido a persistência do ciclone extratropical próximo à costa de São Paulo e Rio de Janeiro, a quinta-feira também será de muita chuva em grande parte do Sudeste, desta vez alcançando também o norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas condições deverão se manter na sexta-feira e possivelmente no fim de semana, o que poderá configurar uma no Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), porém ainda é preciso aguardar as novas atualizações dos modelos de previsão.