Semana termina com mais frente fria e ar polar nas regiões Sul e Sudeste

Período típico de inverno! Mais uma frente fria e massa de ar polar avançam pelo centro-sul do Brasil no fim desta semana influenciando o tempo principalmente na Região Sul e no leste do Sudeste. Confira aqui os detalhes desta previsão.

frio chuva geada temporais
Mais uma frente fria e massa de ar polar nesta semana. As chuvas ocorrem de forma isolada, mas há potencial para temporais.

No último fim de semana uma frente fria e massa de ar polar passou a atuar na Região Sul, com ambos os sistemas influenciando as regiões Sudeste e Nordeste no início desta semana.

Nos próximos o ar polar se afasta para o oceano, mas ainda influencia o leste do país, no entanto, a partir desta quinta-feira (01) uma frente fria passa a influenciar o tempo na Região Sul e avança posteriormente até a Região Sudeste.

Confira a seguir a tendência da previsão do tempo para este novo evento de chuva, temporais e frio.

Quinta-feira: frente fria inicia o seu avanço pelo Rio Grande do Sul

Ao longo da próxima quinta-feira (01), uma região de cavado se desenvolve entre o leste da Argentina e o Uruguai e evolui para um frente fria no período da tarde. Por volta de meados do período, instabilidades já podem provocar pancadas e temporais no Oeste do Rio Grande do Sul.

alerta de temporais
Frente fria já atua no Rio Grande do Sul na quinta-feira e traz potencial de temporais.

Nas horas seguintes, o sistema inicia o seu deslocamento para nordeste e as instabilidades se espalham mais pelo Oeste, sul da Missões, Campanha e região Central, sendo neste último mais para o período da noite. Há potencial para temporais com granizo nessas áreas, principalmente no período da noite.

Sexta-feira: frente fria avança pela Região Sul juntamente com massa de ar polar

Na madrugada da sexta-feira (02), as instabilidades se espalham pelo Rio Grande do Sul deixando alertas de temporais e pancadas de chuva forte, que podem vir acompanhadas de granizo, no Sul, Região Central, Missões, Norte e Leste do estado , incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. No extremo oeste de Santa Catarina e no oeste e sudoeste do Paraná, pancadas isoladas e trovoadas já podem ocorrer.

Até o momento, a frente fria pode contribuir para acumulados de até 45 mm em 48 horas na Região Sul entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná.

Ao longo da manhã, o sistema frontal atua no norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, no sul, oeste e sudoeste do Paraná, com chuvas de até forte intensidade, que ocorrem com maior probabilidade no oeste catarinense. Região de Porto Alegre, Serra Gaúcha e litoral norte gaúcho ainda recebem chuvas isoladas.

No decorrer do período da tarde, a frente fria avança mais e até o período da noite distribui chuvas em todas as regiões de Santa Catarina, sul, oeste, leste e norte do Paraná, com pancadas ainda ocorrendo no nordeste gaúcho. De maneira geral, a precipitação acontece de forma isolada.

Com o avanço do sistema frontal, uma massa de ar polar passa a influenciar o Rio Grande do Sul desde a madrugada pelo sul e oeste do estado, espalhando o ar frio por todas as regiões gaúchas ao longo do dia.

Fim de semana com ar frio se espalhando e frente fria chegando ao Sudeste

No sábado (04), pela madrugada e manhã a frente fria atua entre o norte de Santa Catarina, leste e norte do Paraná e no sul de São Paulo. Há previsão da intensificação das instabilidades e a possibilidade de chuvas de até forte intensidade nessas áreas, incluindo as regiões paulista próxima à divisa com o território paranaense.

No restante do dia, o sistema frontal se afasta mais para o oceano, atuando de forma mais costeira e passando a influenciar o leste de São Paulo e chegando ao Rio de Janeiro por volta do fim do dia.

Neste processo, a massa de ar polar avança também pela Região Sul e o ar frio também chega ao norte de São Paulo e sul de Minas Gerais, passando pelo território fluminense no fim do dia. Potencial para geadas somente na região da Campanha Gaúcha entre o fim da madrugada e o início da manhã.

geada
Massa de ar polar favorece a ocorrência de geadas somente da Campanha Gaúcha no sábado.

No domingo (05), a frente fria continua o seu avanço costeiro chegando ao Espírito Santo já pela manhã e atuando no sul da Bahia a partir da tarde. Mesmo com o avanço do sistema frontal, o tempo fica nublado no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, com possibilidade de chuvisco, devido ao transporte de umidade vindo do oceano promovido pela massa de ar polar.

risco de geadas
Geadas volta a ocorrer em toda as regiões do Rio Grande do Sul e na Serra Catarinense no domingo.

O frio se intensifica e se espalha pelo centro-sul e chega novamente até a Bahia. No momento, há potencial de geadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul e na Serra Catarinense.