Agosto termina com influência de massa de ar polar e de frente fria no país

Massa de ar polar derruba as temperaturas na Região Sul e na porção mais leste do Sudeste e do Nordeste, com frente fria também atuando no leste nordestino. Geadas e temperaturas muito baixas são os destaques para este fim de agosto.

previsão do tempo frio e chuva
Massa de ar polar contribui para muito frio e também para chuvas. Já a frente fria consegue avançar até a Região Nordeste.

Uma frente fria passou a atuar no Sul do Brasil no último fim de semana, provocando temporais no estado do Rio Grande do Sul e chuva fraca em Santa Catarina e no Paraná. O sistema também chegou ao estado de São Paulo e ao Rio de Janeiro.

Além da frente fria, uma massa de ar polar vem derrubando as temperaturas em parte do centro-sul do país e se manterá influente nos próximos dias.

Nesta segunda-feira (29), pela manhã, a frente fria e a massa de ar polar contribuem para chuvas nas regiões costeiras do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, o que traz potencial para transtornos como alagamentos.

Ao longo da tarde, a precipitação diminui e passa a ocorrer no máximo com fraca intensidade chuva esta que também ocorre no Espírito Santo, no leste de Minas Gerais e no sul da Bahia devido à influência da frente fria.

Terça-feira com frio nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e frente fria avançando pelo leste da Bahia

Na Região Sul a terça-feira (30) será fria e nublada no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, com possibilidade de chuvisco no norte catarinense e no extremo leste paranaense, incluindo à região metropolitana de Curitiba. No Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, norte, oeste, e sudoeste do Paraná, o tempo firme e ensolarado predomina e também com sensação de frio ao longo do dia.

Potencial para a formação de geadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

Há potencial para formação de geadas na Campanha, região Central, Norte e Serra do Rio Grande do Sul, na Serra, Planalto e Oeste de Santa Catarina, e no Sul do Paraná. Nas capitais as temperaturas variam ao longo do dia de 8°C a 19°C em Porto Alegre, de 13°C a 18°C em Florianópolis e de 8°C a 12°C em Curitiba.

frio e geada
Temperaturas mínimas para a terça-feira, 30 de agosto.

Na Região Sudeste, o dia será nublado e frio em toda a faixa leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, com possibilidade de chuvisco pela manhã. No restante do território paulista, o tempo firme e ensolarado predomina, com sensação amena. Em Minas Gerais, tempo firme ao longo do dia somente no Triângulo Mineiro e nas demais regiões do oeste, onde faz calor no período da tarde.

Na capital paulista a mínima e a máxima fica em 9°C e 14°C, no Rio de Janeiro em 17°C e 19°C, em Belo Horizonte em 11°C e 19°C e em Vitória em 16°C e 22°C.

massa de ar polar e frente fria
Massa de ar polar além de contribui para o frio tamb´me favorece a formação de nebulosidade no leste do país. Frente fria atua na bahia.

No Nordeste, o destaque fica para o avanço costeiro da frente fria pelo estado da Bahia. No início da manhã, o sistema atua no sul e sudeste do estado, com chuvas de fraca a moderada intensidade entre Vitória da Conquista, Porto Seguro e Ilhéus.

A partir de meados do período, a frente fria atua entre Camamu e Salvador, provocando chuvas de fraca intensidade, que passam a ocorrer de forma moderada a partir da tarde e também atingem a região de Feira de Santana. No período da noite, as chuvas ocorrem no nordeste da Bahia.

No restante do leste do Nordeste, o tempo firme predomina durante boa parte do dia, mas no início da manhã há previsão de muita nebulosidade e possibilidade de chuva fraca e isolada.

No leste da Bahia a sensação é amena, com possibilidade de frio no início da manhã. Em Salvador, mínima de 22°C e máxima de 24°C. Em Porto Seguro, as temperaturas variam entre 20°C e 22°C.

Quarta-feira ainda de frio, mas com tempo mais firme

Na Região Sul, o tempo fica nublado pela manhã somente no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, com o sol aparecendo no período da tarde. No restante da Região, o tempo firme e ensolarado predomina.

O frio ainda é destaque e a sensação é para todo o dia, com exceção para o norte do Paraná, onde no período da tarde a condição é mais amena e agradável. Nas capitais a mínima e a máxima ficam em 10°C e 20°C em Porto Alegre, em 14°C e 19°C em Florianópolis e em 9°C e 15°C em Curitiba. Potencial para formação de geada somente na Serra Catarinense.

Frente fria no Nordeste
Tempo fica mais firme no leste da Região Sul, do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. Frente fria avança pelo leste do Nordeste.

No Sudeste o tempo firme predomina em todo o estado de São Paulo, com sensação de frio pela manhã e amena no período da tarde em boa parte das regiões paulista, com exceção para o oeste e norte, onde a sensação é de calor. No Rio de Janeiro, o tempo fica nublado pela manhã e o sol aparece no restante do dia.

Já no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, o dia é de tempo nublado e com possibilidade de chuva fraca no território capixaba.

As temperaturas variam de 8°C a 20°C em São Paulo, de 15°C a 20°C no Rio de Janeiro, de 9°C a 21°C em Belo Horizonte e de 15°C a 21°C em Vitória.

frio polar
Temperaturas mínimas previstas para a quarta-feira, 31 de agosto.

No Nordeste, o tempo fica nublado pela manhã em toda a faixa leste, com chuva de fraca à moderada intensidade, sendo mais intensas entre Aracaju e Maceió devido à presença da frente fria. Essa condição se mantém até meados do período da tarde.

A partir do fim do dia, o tempo fica firme em boa parte do leste do Nordeste com chuvas ainda ocorrendo no entre Aracaju e Recife, sendo de no máximo de moderada intensidade no leste de Alagoas.