Semana será com chuvas todos os dias em 9 estados e com alerta de onda de calor para 5 estados; veja os detalhes

A semana será marcada por eventos de chuvas constantes e pelo contraste térmico proporcionado pela atuação de uma onda de calor no Brasil Central. Confira os detalhes da previsão.

Previsão do tempo
A semana será marcada por eventos de chuvas constantes e pelo contraste térmico proporcionado pela atuação de uma onda de calor no Brasil Central.

A primavera chegou e o aumento das temperaturas é algo marcante neste início de estação, principalmente nos meses de setembro e outubro, quando se dá o pico da transição do período seco para o úmido.

Falando em período úmido e chuvas, nos próximos dias, os sistemas de precipitação ficam concentrados na Região Sul, trazendo impactos pontuais em parte dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Esse padrão favorece o tempo mais firme em boa parte do Brasil Central e o aquecimento, resultando em temperaturas próximas dos 40°C por vários dias.

Além disso, os ventos de leste favorecem o transporte de umidade do oceano em direção ao leste do Nordeste e, consequentemente, para chuvas constantes. No Norte, pancadas de chuva continuam na parte oeste da Região devido à umidade e ao calor.

Assim, as chuvas serão constante ao longo da semana em 9 estados:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • Acre
  • Rondônia
  • Amazonas
  • Sergipe
  • Alagoas
  • Pernambuco

As temperaturas elevadas e o calor vão atingir boa parte do Brasil, mas a configuração de uma onda de calor será apenas para parte de 5 estados:

  • São Paulo
  • Minas Gerais
  • Goiás
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul

A seguir trazemos mais informações com detalhes e alertas para cada evento nesta segunda-feira (29) até a sexta-feira (3).

Chuva: pancadas, tempestades e eventos fracos e contínuos

As chuvas serão constantes nos próximos dias, mas ocorrendo de forma diferente em cada umas das regiões supracitadas. De pancadas isoladas a chuvas fracas e tempestades severas.

Região Sul: pancadas isoladas a tempestades severas

Na segunda-feira (29), as chuvas acontecem na forma de pancadas isoladas, mas com possibilidade de tempestades pontuais. Os primeiros eventos acontecem entre o meio e o fim da manhã no extremo oeste de Santa Catarina, no oeste do Paraná e na divisa entre o oeste e o norte paranaense.

No período da tarde, as instabilidades se espalham mais para sul, mas se mantendo sobre o oeste e sudoeste do Paraná, mas aumentando a abrangência no oeste de Santa Catarina. Mais para o fim do dia, atuam também sobre o noroeste do Rio Grande do Sul. Há a possibilidade de tempestades intensas por volta do fim da tarde e início da noite. Esse alerta se mantém ao longo da noite, incluindo o oeste gaúcho.

Os eventos de chuva na Região Sul podem vir acompanhados de que da granizo, principalmente na terça-feira.

Na terça-feira (30), as chuvas se tornam mais abrangentes e intensas levando risco para boa parte do Sul do Brasil.

Entre a madrugada e a manhã, há alerta para o risco de tempo severo na metade oeste do Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná. No decorrer da manhã, as instabilidades se espalham pelo Sul e até o fim do período atingem a metade norte e leste do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina, com exceção do sul e porção leste do estado do sul à região de Florianópolis, e em boa parte do Paraná, com exceção da porção nordeste.

previsão do tempo
Chuvas frequentes no Sul do Brasil podem acumular mais de 100 mm, com maiores acumulados sendo previstos na terça-feira (30).

No período da tarde, o tempo fica chuvoso, com chuvas oscilando de intensidade, mas com risco de eventos intensos, volumosos e de tempestades na metade norte do Rio Grande do Sul e em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná. No período da noite, as chuvas diminuem de intensidade e param em algumas áreas, sendo mais expressivas nas localidades do leste.

No restante da semana, as chuvas reduzem de abrangência de intensidade, não havendo mais alertas para a Região Sul. Chuvas de fraca a moderada intensidade continuam ocorrendo em boa parte do Paraná. Já em Santa Catarina, chove mais no norte e leste com fraca intensidade, sendo que, na sexta-feira (30), as chuvas se espalham pelo estado. No Rio Grande do Sul, chuvas na forma de pancadas voltam a ocorrer nas regiões de fronteira do oeste do estado na quinta-feira (2), com chuvas mais abrangentes e de menor intensidade se espalhando pelo território gaúcho na sexta-feira (3).

Região Norte: pancadas de chuvas e tempestades pontuais

A semana na Região Norte será muito semelhante à observada nos últimos dias. Os eventos de chuvas acontecem na porção oeste atingindo os estados do Acre, do Amazonas e de Rondônia todos os dias.

Os núcleos de precipitação e de tempestades já são previstos para o início do dia, mas ocorrendo de forma muito pontual sobre o Amazonas. No período da tarde, as instabilidades passam a se desenvolver mais e a atuar em mais áreas, estendendo-se para boa parte do Amazonas, atingindo sempre a região de Manaus, para o Acre e norte de Rondônia, atingindo a capital Porto Velho.

Região Nordeste: chuvas fraca e constantes no leste

Os ventos de leste oscilam ao longo da semana e contribuem para precipitação em todos os estados do leste do Nordeste, mas somente 3 deles têm previsão de chuva todos os dias.

Nos últimos dias de setembro, a previsão é de chuva fraca da madrugada ao período da tarde de Sergipe ao sul de Pernambuco, atingindo as capitais Aracaju e Maceió. No período da noite, o potencial de chuva diminui, mas aumenta na região de Recife.

chuvas no Nordeste
Acumulado de chuva no leste do Nordeste pode chegar a 60 mm, mas nas capitais não devem fica em torno dos 40 mm.

No restante da semana, o potencial de chuvas aumenta nestes primeiros dias de outubro, com chuvas de fraca a moderada intensidade, ocorrendo de forma mais intensa entre o fim da manhã e o início da tarde, mas sem potencial para transtornos, desde Sergipe até Pernambuco.

Vale ressaltar que o potencial de chuvas também aumenta a partir de Salvador até a divisa com Sergipe, e no Rio Grande do Norte, mas na porção sul do estado, com pouca chance para a região de Natal.

Onda de calor: calor de 40°C por pelo menos até o fim da semana

Como já comentado, o padrão climático atual favorece a manutenção do calor em boa parte do Brasil, com intensificação e ocorrência de onda de calor.

Já nesta segunda-feira (29), as temperaturas máximas ficam acima dos 35°C desde o norte da Região Sul, até o interior do Nordeste e norte do Centro-Oeste, onde as máximas podem chegar aos 38°C e 39°C.

Onda de calor:
segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), refere-se a um evento com temperatura máxima diária superior a 5°C da média climatológica em um período de 5 dias ou mais.

Na terça-feira (30), devido à intensificação de um sistema no Sul do Brasil, o escoamento de ar quente na porção norte em direção ao centro-sul aumenta, provocando um empoçamento de ar quente no Brasil Central, o que resulta em temperaturas máximas de 1 a 2°C mais elevadas.

Esse padrão se mantém até pelo menos a sexta-feira (3), com variação de 1 a 2°C para mais ou para menos entre as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Assim, há a configuração de temperaturas acima da média em torno de 5°C no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, no sul e sudeste do Mato Grosso, no sul de Goiás, no oeste e noroeste de São Paulo e no extremo oeste de Minas Gerais.

onda de calor
Anomalia de temperatura para o período de 29 de setembro a 6 de outubro.

A tendência aponta para a continuidade desse padrão climático na segunda semana de outubro, com mudança durante a segunda quinzena do mês, o que implica em alívio do calor intenso e aumento expressivo das chuvas.