Nesta segunda (29) e terça (30), tempestades deixam em alerta 5 estados do centro-sul; confira a previsão

Instabilidades voltam a se formar nos últimos dias de setembro no centro-sul do Brasil, trazendo potencial de chuvas intensas e de tempestades em 5 estados. Confira a previsão do tempo.

Neste domingo (28), uma frente fria vem atuando e provocando chuvas de fraca a moderada intensidade nos três estados do Sul do Brasil, além do Mato Grosso do Sul e do estado de São Paulo.

O sistema frontal não possuí uma vida longa sobre o Brasil e se afasta para o oceano, perdendo intensidade sobre o centro-sul do país nesta segunda-feira (29).

No entanto, uma região mais instável, associada a uma baixa pressão entre a Bolívia, o Paraguai e a Argentina, contribui na formação de instabilidades no centro-sul do Brasil ao longo da segunda-feira (29), que se intensificam na terça-feira (30) e levam potencial de tempestades.

Segunda-feira: pancadas isoladas e risco de tempestades pontuais

Na madrugada e início da manhã de segunda-feira (29), a frente fria no oceano ainda contribui para a formação de nuvens e para o potencial de chuva fraca ou chuvisco sobre o estado de Santa Catarina, no nordeste do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná. A partir do meio da manhã, a nebulosidade diminui nessas áreas permitindo o surgimento do sol. Ao mesmo tempo, instabilidades começam a se formar na região de fronteira com o Paraguai.

Os eventos de chuva amis intensas podem vir acompanhados de granizo e intensas rajadas de vento.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, as primeiras pancadas de até forte intensidade atingem o oeste e noroeste do Paraná, o extremo oeste de Santa Catarina e o sul do Mato Grosso do Sul.

Nas primeiras horas da tarde, as chuvas se espalham pelo Mato Grosso do Sul, pelo sul, centro e norte do Paraná, até o oeste de São Paulo. Há potencial de pancadas de até forte intensidade, com risco de tempestades somente para a região central e norte do Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande.

tempestades
Previsão de chuva e nebulosidade para a tarde de segunda-feira (29).

No fim do dia, as instabilidades continuam dispersas se formando em outras regiões e parando de atuar em outras. Assim, há previsão de pancadas de chuva de até forte intensidade no noroeste do Rio Grande do Sul, no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná, no norte paranaense, no Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de São Paulo. Há potencial de tempestades no leste e sul do Mato Grosso do Sul, no noroeste gaúcho e no extremo oeste dos demais estados do Sul. Essa condição se estende para a noite.

Terça-feira: alerta de tempo severo

A região de baixa pressão entre os países Argentina, Paraguai e Bolívia ganha intensidade, aumentando o potencial de tempo severo sobre o sul paraguaio e o nordeste argentino. Essa condição afeta diretamente a formação das instabilidades sobre o centro-sul do Brasil, principalmente sobre a Região Sul.

Na madrugada da terça-feira (30), núcleos pontuais de tempestades podem atingir toda a região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul e também a porção oeste da Campanha. Pancadas isoladas de fraca intensidade ainda podem acontecer no sul, centro e norte do Paraná.

tempo severo na Região Sul
Instabilidades ganham intensidade nas primeiras horas do dia. Alerta de tempestades já no início da terça-feira (30).

No início da manhã, as instabilidades já estão mais organizadas e atingem mais áreas, levando potencial de de tempo severo, o que deixa em alerta a Campanha, a região Central, a Campanha, as Missões do Rio Grande do Sul, o extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul. Chuvas pontuais e fracas podem ocorrer entre o sul paranaense e o norte catarinense.

No decorrer da manhã, as instabilidades se espalham, com chuvas intensas e abrangentes, que podem ocorrer como tempestades com queda de granizo. Alerta para a Missões, região Central, Norte e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, para boa parte de Santa Catarina, com exceção da porção sul e da faixa leste de sul a região de Florianópolis, para o leste, norte e todo o oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

alerta de chuvas intensas e de tempestades
Chuvas se espalham pelo centro-sul do Brasil ao longo da terça-feira (30).

No período da tarde, a previsão é de chuva para a metade norte e todo o leste do Rio Grande do Sul, para todo o estado de Santa Catarina e do Paraná, com eventos mais pontuais no Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo. Há alerta de eventos intensos e de tempestades no norte e noroeste gaúcho, no meio-oeste catarinense, no sul e oeste paranaenses e no sul do Mato Grosso do Sul.

Entre o fim da tarde e o início da noite, as chuvas continuam a atingir as mesmas áreas da Região Sul com risco de eventos intensos e volumosos para o norte do Rio Grande do Sul e todo o estado de Santa Catarina. Já no sul e oeste do Mato Grosso do Sul e no noroeste do Paraná, há ainda potencial de tempestades. No estado de São Paulo, pancadas isoladas podem ocorrer no centro-sul do estado.

alerta de chuvas intensas
Previsão do acumulado de precipitação até a terça-feira (30).

No decorrer da noite, as chuvas perdem intensidade, mas continuam com fraca a moderada intensidade no nordeste gaúcho, no centro e leste catarinenses, no leste paranaense e no sul paulista. No Mato Grosso do Sul, chuva forte e trovoadas ainda podem ocorrer no oeste do estado.